Itaporã

Vereador reivindica implantação de semáforo em cruzamento próximo do Auto Posto Gigi

A reivindicação, segundo o vereador, é dos próprios munícipes, que o procuraram solicitando a melhoria



Vereador reivindica implantação de semáforo em cruzamento próximo do Auto Posto Gigi



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O vereador Marcio Lobo (PMDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, reivindica a implantação de semáforo no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Rua Pedro Rodrigues esquina com o Auto Posto Gigi. A reivindicação, segundo o vereador, é dos próprios munícipes, que o procuraram solicitando a melhoria.

Em seu requerimento, Lobo salienta que a implantação do semáforo no referido cruzamento atenderá aos vários munícipes que ali residem e também aos motoristas que trafegam pelo local, tendo em vista a alta frequência de veículos que trafegam pelo local, muitas vezes causando acidentes. O vereador pede prioridade na implantação do semáforo.

INDICACAO 16/2019

O crescimento das cidades cria pólos geradores de tráfego aumentando mais ainda o fluxo de trânsito nas vias em geral. A intensidade do fluxo de veículos e pedestres nas vias determina o tipo de uso e como deve ser usado adequadamente este solo.

 Assim, buscando disciplinar e oferecer maior segurança para os usuários de nossas vias urbanas, propomos que seja implantado o sistema de sinalização semafórica nos principais cruzamentos de nossa cidade, cito exemplo desse cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Avenida Pedro Rodrigues esquina do Auto Posto Gigi. Pois em horário de pico aumenta muito o tráfego, pois próximo a esse cruzamento localiza-se também a Escola Estadual Antonio João Ribeiro, muitos comércios, além dos veículos que cruzam nossa cidade com destino a outra localidades.

 Contudo em virtude do intenso fluxo de veículos já ocorreu acidentes, entretanto para prevenir que aconteçam outros acidentes solicito a instalação de um Sinalizador Semáforo nessa localidade. A utilização de critérios para a implantação de semáforo é de extrema importância.

Considerando que o semáforo é um dispositivo de controle que deve ser usado apenas em determinadas situações, por constituir-se em solução radical e custosa que se implantado prematuramente pode causar mais danos do que benefícios, podendo complicar a fluidez e até aumentar os acidentes.

A sinalização semafórica tem por finalidade transmitir aos usuários a informação sobre o direito de passagem em interseções e/ou seções de via onde o espaço viário é disputado por dois ou mais movimentos conflitantes, ou advertir sobre a presença de situações na via que possam comprometer a segurança dos usuários. Já no cruzamento entre a Rua Pedro Rodrigues e rua Duque de Caxias (frente ao Posto Gigi), a situação se alarma tão qual ou ainda mais, em umas das esquinas se encontra uma escola, onde diariamente o fluxo de crianças é intenso, vale lembrar que esta intersecção faz ligação rodoviária entre Itaporã e a MS-156 (Itaporã – Dourados), além de ser acesso principal as Rodovias MS-157(Itaporã – Maracaju) e MS-270 (Itaporã-Itahum) onde o fluxo de veículos é extremamente elevado.

Ainda compõe as esquinas deste cruzamento vários ramos de atividades econômicas, como um comércio de combustíveis, restaurante, supermercados, dentre outros. Diante ao exposto nesta justificativa solicito que as gerencias e órgãos responsáveis através de uma ação do executivo possam de forma URGENTE realizar ações que venham a solucionar esta problemática naquela localidade.