Itaporã

Itaporã promoveu ações de incentivo à amamentação na Semana Mundial do Aleitamento Materno

O evento simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e vem elucidando dúvidas sobre preparo das mamas



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Na Semana mundial do aleitamento materno (1 a 8 de agosto) foram promovidas atividades inerentes ao tema, com a sensibilização de todos os profissionais das unidades de saúde de Itaporã, com ações conduzidas por cada enfermeira de sua respectiva unidade.

O evento simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e vem elucidando dúvidas sobre preparo das mamas, apojadura, pega correta esclarecendo a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses, trazendo os principais desafios e benefícios para o binômio mãe – bebê neste período.

A semana mundial do aleitamento materno (SMAM) foi estabelecida em 1992 pela organização mundial da saúde OMS e pelo fundo das nações unidas para a infância (UNICEF).

O mês de agosto traz com sigo cor dourada e tem como significado a luta pelo incentivo ao aleitamento materno. O dourado simboliza a qualidade ouro do leite materno, fazendo nos lembrar a importância do aleitamento materno do 0 a 2 anos de vida.

No 03/08 foi realizado atividade com Agentes Comunitário de Saúde (ACS), através de uma roda de conversa, onde foram abordados através de uma dinâmica a sua importância impar no aleitamento materno, relembrando pega correta, principais orientações, formas de ordenha e posicionamento de amamentação. Esses profissionais de saúde são os mais próximos das gestantes e nutrizes desde o pré-natal. As ACSs atuam como um elo entre Equipe de saúde e família auxiliando através da visita puerperal no aleitamento materno, sendo o momento de suma importância, onde se encontra-se os primeiros desafios da amamentação.

No 04/08 em conjunto com a Gerência Municipal de Ação Social e Gerência Municipal de Saúde foi realizado atividade com as gestantes e nutrizes do Município. Momento ouro de extrema importância e riqueza de informações, onde se teve troca de experiências e elucidação de dúvidas referente ao aleitamento materno e seus desafios e benefícios.

 

 

Walter Ramos/Assecom