Política e Transparência

Projeto do deputado Lucas de Lima prevê a criação do Programa Médico nas Escolas

Esse programa trará outros benefícios, como por exemplo, a checagem se a carteira de vacinação das crianças está em dia



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A fim de prevenir doenças infantis, o deputado Lucas de Lima protocolou, nesta terça-feira (09), na Assembleia Legislativa (ALEMS), o Projeto de Lei que dispõe a implantação do "Programa Médico nas Escolas" no Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o projeto, o "Programa Médico nas Escolas" funcionará como um sistema de prevenção a doenças infantis e infanto juvenil, por meio de atendimento médico básico, nas especialidades pediatria e oftalmologia, em todas as escolas da rede municipal e de estadual de ensino, até o ensino fundamental II.

O programa deverá contar com um profissional de pediatria, um oftalmologista, um enfermeiro e um técnico em enfermagem; e prestará atendimento de avaliação ponderal (peso e altura), nutricional, atendimento de consulta básica, atualização de vacinas, para passarem orientações preventivas (de diversas doenças) aos professores das escolas, que poderão posteriormente repassar aos pais.

Os atendimentos deverão acontecer mensalmente, e serão programados em datas específicas, devendo ser comunicados com antecedência para a direção da escola a ser visitada, bem como exposta através de cartazes nos murais das escolas e demais órgãos públicos. Caso seja verificada, a necessidade de um atendimento mais completo, pormenorizado com a necessidade de exames, haverá o encaminhamento desta criança/adolescente a uma Unidade Básica ou Posto de Saúde.

"Com a visita da equipe médica nas escolas, muitas orientações médicas importantes poderão ser passadas aos professores, que posteriormente podem repassar as informações aos pais, evitando assim o desenvolvimento de muitas doença. Esse programa trará outros benefícios, como por exemplo, a checagem se a carteira de vacinação das crianças está em dia, sem atraso de vacinas, verificação de déficit de atenção, o encaminhamento ao exame ginecológico inicial, déficit oftalmológico", justificou Lucas de Lima.

"Outra questão importante é sobre a avaliação nutricional das crianças. Esse serviço dará muitas orientações importantes aos professores e pais, que poderão acompanhar com mais conhecimento a alimentação saudável e mais adequada às crianças, além de outros cuidados, evitando obesidade, diabetes infantil", finalizou o parlamentar.