Política e Transparência

Rinaldo Modesto parabeniza os profissionais da química

O Dia Estadual do Profissional da Química ou Dia do Químico, comemorado nesta terça-feira (18), foi marcado pela a presença na Assembleia Legislativa do Conselho Regional de Química da 20ª Região - CRQXX. O presidente do Conselho, Luiz Miguel Skrobot Junior, ocupou a tribuna da Assembleia para falar



(Fotos: Assessoria)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Dia Estadual do Profissional da Química ou Dia do Químico, comemorado nesta terça-feira (18), foi marcado pela a presença na Assembleia Legislativa do Conselho Regional de Química da 20ª Região - CRQXX. O presidente do Conselho, Luiz Miguel Skrobot Junior, ocupou a tribuna da Assembleia para falar sobre a data e também destacou os 150 anos da Tabela Periódica.

Para Rinaldo Modesto, autor da Lei 4.390/2013 que institui o Dia Estadual do Profissional da Química, “A química está em todas as áreas. Sem a presença desse profissional como seria nossa vida?”, enfatizou ao cumprimentar todos os químicos do País.

Convidado por Rinaldo, Luiz lembrou que “O químico participa de todas as cadeias produtivas desde a hora que acordamos, tomamos água ou banho. Têm vários químicos presando por essa água. Ajudamos no tratamento do meio ambiente, garantindo a qualidade das emissões, na reciclagem dos resíduos sólidos. Estamos presentes em assuntos de suma importância para nossa sociedade. Quero agradecer a ALMS a oportunidade de ratificar a importância da profissão”. Ele ainda falou sobre os 150 anos da criação da Tabela Periódica. “O ano internacional da tabela visa reconhecer a importância desse instrumento, conquista da ciência moderna. Depois dela, várias ciências se beneficiaram de seu conteúdo”, reforçou.

Durante a tarde membros do Conselho Regional de Química estiveram na Secretaria de Estadual de Educação para entregar tabelas periódicas à secretária Maria Cecília Amêndola da Motta, que serão distribuídas na escolas da Rede Estadual de Ensino.

2019, Ano Internacional da Tabela Periódica - O Ano Internacional da Tabela Periódica, Instituído pela Assembleia Geral da ONU e pela Unesco, é o reconhecimento à uma das conquistas mais influentes da ciência moderna, o Sistema Periódico descoberto em 1869 pelo russo Dmitri Mendeleev, que refletiu a essência não apenas da química, mas também da física, biologia e outras áreas das ciências puras. A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é uma das realizações mais significativas da ciência. É uma ferramenta única, permitindo ao cientista prever a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no resto do Universo.

2019 será o 150º aniversário da descoberta de Mendeleev e foi proclamado o "Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos" (IYPT2019). Para Unesco esta é uma oportunidade para refletir sobre os 150 anos da tabela periódica e também sobre outros temas, como o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas globais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos seus impactos sociais e econômicos.