Mato Grosso do Sul

Centro Internacional de Negócios leva a Ponta Porã nova metodologia de comércio exterior

Conforme a coordenadora do CIN/MS, Nathália Alves, a Duimp reflete a nova realidade do comércio exterior brasileiro



Centro Internacional de Negócios leva a Ponta Porã nova metodologia de comércio exterior



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Depois de Corumbá (MS), agora é a vez de Ponta Porã receber o curso “Duimp Declaração Única de Importação na Prática”, que abordará a nova metodologia que busca unificar e otimizar os processos de importação, permitindo uma atuação mais eficiente, integrada e harmonizada. A capacitação, promovida pelo CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul), será realizada no dia 29 de junho, a partir das 8 horas, no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), localizado no quilômetro 14 da BR-463.

A formação é voltada para despachantes aduaneiros, importadores, transportadores internacionais que queiram se atualizar a respeito do novo processo de importação e os interessados podem fazer as inscrições por meio do telefone (67) 3389-9150 ou pelo e-mail cin@fiems.com.br. Conforme a coordenadora do CIN/MS, Nathália Alves, a Duimp reflete a nova realidade do comércio exterior brasileiro.

“É uma metodologia que se adapta ao conceito de janela única, por meio da qual os intervenientes prestam as informações sobre suas operações de forma centralizada a todos os órgãos e agências governamentais. Assim, reúne informações relativas ao controle aduaneiro, tributário e administrativo da operação de importação, sendo realizado de forma concomitante ao controle aduaneiro”, explicou Nathália Alves.

A programação da capacitação, que será ministrada pelo professor André Cavalcante, inclui, além da Duimp, o detalhamento da mercadoria, tratamento administrativo das importações, licenciamento das importações, gerenciamento de riscos administrativo e aduaneiro, janela única de verificação e inspeção das mercadorias, conferência aduaneira, trânsito aduaneiro, pagamento centralizado e despacho e desembaraço aduaneiro.

“O CIN traz para Mato Grosso do Sul uma abordagem na prática dessa metodologia, já que durante o curso os participantes terão acesso ao simulador e ainda a oportunidade de poder acessar o sistema por mais 30 dias após o curso. É importante destacar também que é de fundamental importância a participante de importadores, já que o sistema trará um módulo próprio para preenchimento das empresas importadoras, com toda na nota fiscal de importação emitida pela empresa”, destacou Nathália Alves.