Economia I

Centro Internacional de Negócios capacita profissionais em metodologia de comércio exterior

Esperamos que o nosso público aqui consiga oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes



Esperamos que o nosso público aqui consiga oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam em comércio exterior, o CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) realizou, em Corumbá (MS), o curso “DUIMP Declaração Única de Importação na Prática”. A DUIMP (Declaração Única de Importação), nova metodologia que busca unificar e otimizar os processos de importação, permitirá uma atuação mais eficiente, integrada e harmonizada.

Segundo a coordenadora do CIN/MS, Nathália Alves, a formação, realizada em parceria com o Sebrae e a Funcex, foi voltada para despachantes aduaneiros, importadores e transportadores internacionais. “Nosso objetivo com essa formação é mostrar como ficará o novo fluxo, o que mudou, o que eles devem buscar conhecimento para se preparar desde já e conseguir se programar e se planejar para a migração da metodologia. Esperamos que o nosso público aqui consiga oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes, melhorando os processos de importação aqui na região de Corumbá”, afirmou.

O professor André Cavalcante, que ministrou a capacitação, explicou que a Duimp é uma revolução no comércio exterior brasileiro e faz parte do Programa Portal Único do Comércio Exterior. “O DUIMP tem sido muito aguardado por todos os agentes que atuam no comércio exterior porque traz a simplificação da sistemática de importação, atua em gargalos que hoje dificultam muito, como a questão de licença de importação, além de modificações com relação aos prazos das licenças de importação. Então realmente traz benefícios muito grande se inovações”, destacou.

Ele acrescentou que o curso abordou ainda detalhamento da mercadoria, tratamento administrativo das importações, licenciamento das importações, gerenciamento de riscos administrativo e aduaneiro, janela única de verificação e inspeção das mercadorias, conferência aduaneira, trânsito aduaneiro, pagamento centralizado e despacho e desembaraço aduaneiro. “A ideia foi falar da Duimp, mas também apresentar toda a visão geral do programa para que os participantes fiquem antenados às mudanças que ainda devem ocorrer”, completou.

Na avaliação da empresária Marcia Farias, da Delta Assessoria Aduaneira, é fundamental se atualizar sobre as mudanças que estão ocorrendo com a implementação do Portal Único na área de importação. “Queremos acompanhar todas as novas aplicações que estão sendo propostas. Fiquei muito satisfeita com o curso, o professor é muito bom e está muito envolvido e atualizado com o tema. Mais uma vez a Fiems sai na frente disponibilizando essa formação para nós”, ressaltou.

O empresário Alécio de Oliveira, da Alfa Assessoria Aduaneira, destacou o conteúdo do curso, apresentado com uma linguagem acessível sobre todos os diagnósticos do processo de importação. “Esse primeiro contato com a Duimp foi importante para vermos o quanto o sistema é fácil.  De vários temas que podemos extrair do curso, o que mais me chamou atenção foi a questão do mapeamento e das rotinas aqui em nossa região”, finalizou.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo linkhttp://www.fiems.com.br/noticias/centro-internacional-de-negocios-capacita-profissionais-em-metodologia-de-comercio-exterior/29091