Mundo

Ucrânia: dezenas morrem em ataque russo a estação de trem

Fragmentos de um míssil com as palavras "para nossas crianças" em russo foi avistado ao lado do prédio principal





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Ao menos 39 pessoas morreram e 87 ficaram feridas após dois mísseis atingirem uma estação de trem lotada na cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, na manhã desta sexta-feira, 8, afirmam autoridades do país, em meio à tentativa de civis de deixar a região de Donbass e escapar das tropas russas.

Pavlo Kyrylenko, governador da região de Donetsk, disse que milhares de pessoas estavam na estação no momento do ataque e que muitos dos feridos estão em estado grave. "Eles queriam semear o pânico e o medo, queriam atingir o maior número possível de civis", afirmou. Kyrylenko publicou uma fotografia mostrando vários corpos no chão ao lado de pilhas de malas e outras bagagens.

Jornalistas da AFP que se encontram na cidade também afirmaram ter visto os corpos de ao menos 20 pessoas cobertos com plástico nas imediações da estação.

Fragmentos de um míssil com as palavras "para nossas crianças" em russo foi avistado ao lado do prédio principal.

A estação de Kramatorsk era um ponto-chave para a evacuação de milhares de pessoas que tentavam fugir antes de uma esperada intensificação da ofensiva russa na região.

"Maldade sem limites"

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que o ataque à estação de trem evidencia "maldade sem limites".

O ataque ocorreu no momento em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o chefe de polícia externa da União Europeia, Josep Borrell, se dirigem a Kiev para manifestar solidariedade ao país.

"Eu condeno fortemente o ataque indiscriminado da Rússia nesta manhã", tuitou Borrell.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acusou a Rússia de um ataque "horripilante", afirmando que Moscou está interrompendo uma rota de fuga para civis.

"É horripilante ver a Rússia atacar uma das principais estações usadas por civis fugindo da região onde a Rússia está intensificando seu ataque", afirmou Michel no Twitter.

Rússia nega e fala em provocação

O Ministério da Defesa russo negou o ataque. "Todas as afirmações feitas por representantes do regime nacionalista de Kiev sobre um 'ataque com foguete' alegadamente conduzido pela Rússia em 8 de abril numa estação ferroviária na cidade de Kramatorsk são uma provocação e absolutamente falsas", afirmou em comunicado.

"Enfatizamos que fragmentos de mísseis táticos Tochka-U encontrados perto da estação de trem de Kramatorsk e divulgados por testemunhas são usados somente pelas Forças Armadas da Ucrânia", alegou.

* Com informações da AFP, AP e Reuters