Itaporã

Câmara aprova projeto mudando o nome da Rua Mato Grosso para Alexandre Capistana em Santa Terezinha

Com o voto de todos os vereadores, foi aprovado o projeto que altera o nome da via para rua Mato Grosso para Alexandre Capistana da Costa



Câmara aprova projeto mudando o nome da Rua Mato Grosso para Alexandre Capistana em Santa Terezinha



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Por unanimidade, a Câmara Municipal de Itaporã aprovou em segunda votação, na sessão ordinária desta terça-feira, 4 de junho, o projeto de lei apresentado pelo vereador Ademir Pereira de Freitas, (DICO), que altera o nome da Rua Mato Grosso, no Distrito de Santa Terezinha para rua Alexandre Capistana da Costa.

Para a troca do nome da rua foi realizado no dia 4 de abril de 2019, audiência pública para ouvir a população sobre a mudança do nome da Rua Mato Grosso, recebendo apoio incondicional dos vereadores e dos presentes em forma de moção articulada.

Caso a matéria seja sancionada pelo prefeito Marcos Pacco, a via passará a se chamar Alexandre Capistrano da Costa, em homenagem ao comerciante que trabalhou por muitos anos naquele distrito e que morreu no ano de 2018.

ALEXANDRE CAPISTANA DA COSTA

Senhor Alexandre Capistana da Costa, filho de João Capistrana da Costa e Mariana Tereza da Conceição, nascido em Coreaú, Estado do Ceará aos 13 de julho de 1931.

Em 1954, casou-se com Raimunda Farias de Souza , com quem teve 14 filhos sendo sete filhos homens e sete filhas mulheres. Quatro dos filhos faleceram com menos de 2 anos de idade, devido às poucas condições econômicas e falta de estrutura na época.

Em 1960, casado e com seis filhos em busca de melhores condições de vida, deixou no Estado do Ceará, familiares e amigos, e a bordo de um caminhão de carroceria baixa (pau de arara), aventurou-se numa viagem que durou 17 dias, vindo parar no município de Itaporã, no distrito de Piraporã, onde após alguns anos trabalhando em propriedades rurais, conseguiu comprar uma pequena área de terra e teve mais 08 filhos.

Em 1972, mudou-se para Santa Terezinha, onde comprou um pequeno sítio e terminou de criar seus filhos. No sítio, além de cultivar produtos agrícolas criar gado, era proprietário de uma cerâmica de tijolos (Olaria), onde produzia tijolos que eram comercializados em Itaporã e região.

Na sede do Distrito de Santa Terezinha, foi proprietário de um pequeno comércio (bolicho), por mais de 30 anos, que era uma fonte de renda e um dos locais onde a população local fazia suas compras, além de ter contribuído com o desenvolvimento do distrito e do município através dos impostos pagos.

Após 10 anos lutando contra doença como o Alzheimer e outras, suas forças acabaram, vindo a falecer no dia 22 de dezembro de 2018, sendo sepultado ao lado de sua esposa no cemitério Cristo Redentor no município de Itaporã.

Sr. Alexandre, “um ser humano integro, um homem, alem de contribuir com nossa comunidade, constituiu família, tinha uma reputação admirada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo” ficara em nossas lembranças por sua simplicidade, humildade, amizade e pelo belíssimo exemplo de vida e dedicação de trabalho, além de admirável compaixão com o próximo, comentou Dico.