Política e Transparência

Dagoberto apresenta projeto de lei para oficializar segunda língua em municípios emprega como cooficial a língua

Agora o projeto encontra-se aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados, para seguir para as devidas comissões



Dagoberto apresenta projeto de lei para oficializar segunda língua em municípios emprega como cooficial a língua



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O deputado federal Dagoberto Nogueira, apresentou na quarta-feira (22) o projeto de lei, para instituir a segunda língua indígena em todos os municípios brasileiros que possuem comunidades indígenas .   No Brasil existem mais de 250 linguas faladas, além do português e destas 180 são indígenas. 

Em Mato Grosso do Sul, temos a segunda maior população indígena e apenas um município que emprega como cooficial a língua.  "Nosso país tem uma diversidade enorme, lingüística e cultural, e essa cooficialização da língua indígena em municípios que possuem comunidades das etnias vão garantir o resgate cultural e histórico para os povos. Reforçando ainda a luta contra o preconceito sofrido por anos", ressaltou Dagoberto.

Atualmente, existem três municípios brasileiros já aprovaram leis que reconhecem as línguas indígenas como cooficiais, são eles:  São João da Cachoeira, no Amazonas; Tacuru, no Mato Grosso do Sul e Bonfim, em Roraima.  

Agora o projeto encontra-se  aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados, para seguir para as devidas comissões.

 

-- 

Assessoria de Comunicação