Industria

Centro de Inovação do Sesi apresenta projetos voltados à construção civil para CBIC e sindicatos

No 1º Encontro do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul com a indústria da construção civil, realizado nesta terça-feira (28/05), em Campo Grande (MS), representantes da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e dos sindicatos de todo o Brasil compartilharam ideias e conhecera



Centro de Inovação do Sesi apresenta projetos voltados à construção civil para CBIC e sindicatos



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


No 1º Encontro do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul com a indústria da construção civil, realizado nesta terça-feira (28/05), em Campo Grande (MS), representantes da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e dos sindicatos de todo o Brasil compartilharam ideias e conheceram o trabalho voltado para criar soluções que atendam às demandas específicas do segmento industrial. Integrantes da equipe do Centro de Inovação do Sesi apresentaram projetos que estão em desenvolvimento e podem contribuir para a solução de diversos desafios da construção civil no que diz respeito a saúde e segurança do trabalho e, ainda, como as empresas podem ter acesso a estas soluções.

 

O engenheiro-civil Adriano Macedo demonstrou o projeto “BIM em SST”, que permite antecipar riscos e prevenir acidentes em um canteiro de obras utilizando o conceito Building Information Modelling, enquanto o engenheiro de software Huelington de Melo apresentou o “Espaço Confinado”, pensado para minimizar intercorrências durante este tipo de atividade por meio de georreferenciamento. Já o engenheiro da computação Whesley Duarte falou sobre o “Saúde em Forma”, que auxilia no monitoramento online da saúde e hábitos dos trabalhadores para combater diversos tipos de doenças.

 

Repercussão

 

Na abertura do encontro, o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, destacou o papel dos centros de inovação – que, além de Mato Grosso do Sul, estão distribuídos por outros oito estados brasileiros, cada um deles com uma linha de pesquisa específica. “Investimos neste tipo de pesquisa e conhecimento enquanto parceiros da indústria, seja ela de pequeno, grande, ou médio porte, localizadas em qualquer parte do país, para que elas possam utilizar a tecnologia em favor da elaboração de soluções para problemas do dia a dia, e estamos aqui para mostrar que isso não precisa ser caro ou inacessível”, pontuou.

 

“As empresas podem esbarrar em diversas dificuldades quando se trata da   gestão de uma obra, e temos aqui o conhecimento e profissionais para pensar em formas de auxiliar estas empresas a resolver estes problemas. Basta as empresas virem até nós e apresentarem suas necessidades para discutirmos como soluciona-las”, acrescentou o gerente de Tecnologia e Inovação em SST do Centro de Inovação do Sesi, Ricardo Egídio.

 

Recursos

 

Especialista em Desenvolvimento Industrial do Sesi e interlocutora do Centro de Inovação junto à CNI (Confederação Nacional da Indústria), Renata Rézio apresentou o Edital de Inovação para a Indústria, um dos caminhos para que empresas interessadas consigam subsídio de parte do valor dos projetos submetidos. "Empresas do setor industrial brasileiro de todos os tamanhos, inclusive startups, podem enviar propostas durante o ano todo. Projetos voltados para a construção civil estão contemplados porque esta é uma das áreas consideradas estratégicas pela CNI", disse.

 

O presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, avaliou o encontro como uma grande oportunidade de interlocução com a construção civil. “Os sindicatos que representam o setor têm a expertise necessária para chegar até a ponta, até o empresário, e apresentar este leque de soluções que os centros de inovação tem a oferecer para as empresas”, finalizou.

 

Para acompanhar ideias, projetos e entrar em contato com o Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul basta acessar a fanpagehttps://www.facebook.com/Centro-de-Inova%C3%A7%C3%A3o-SESI-MS-216499782445041/. Interessados em conhecer mais sobre o trabalho dos nove centros de inovação do Sesi podem acessar o sitehttp://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/centros-de-inovacao-sesi/.

 

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo linkhttp://www.fiems.com.br/noticias/centro-de-inovacao-do-sesi-apresenta-a-cbic-e-sindicatos-projetos-voltados-para-a-construcao-civil/28972