Industria

Programa de Qualificação de Fornecedores do IEL vai certificar 44 novas empresas do Estado

As empresas fornecedoras que obtiveram aprovação no processo de certificação durante as auditorias realizadas – índice que chega a 97% das participantes



Programa de Qualificação de Fornecedores do IEL vai certificar 44 novas empresas do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com mais de R$ 1,1 bilhão em negócios movimentados e centenas de micro e pequenas empresas qualificadas para fornecer e prestar serviços, o PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores) do IEL vai entregar, nesta quinta-feira (30/05), os certificados de mais uma etapa de conclusão do programa, em uma cerimônia a ser realizada a partir das 19 horas, no auditório do Sesi de Três Lagoas. O certificado atesta a capacidade das empresas que participaram de fornecer produtos e prestar serviços de acordo com as demandas e necessidades das empresas-âncora do PQF, a Suzano e a Bemis, além das prefeituras de Campo Grande, Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, bem como Sebrae/MS como parceiro executor.

Neste ano, serão certificadas 44 empresas de diferentes segmentos de atuação, que vão de alimentação à serviços hospitalares, passando por manutenção industrial a fornecimento de mudas. “A cerimônia de certificação representa o resultado de um ano de trabalho com as empresas, e reforça o trabalho do IEL na área de gestão empresarial junto às participantes do programa. Ao mesmo tempo, há uma comemoração muito bonita e gratificante por parte destas empresas, que atingem outro patamar de gestão e eficiência no momento de chegar até o cliente”, afirmou o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral.

O PQF começou a ser oferecido pelo IEL de Mato Grosso do Sul em 2008, inicialmente em Três Lagoas e, desde então, já atendeu 398 empresas fornecedoras para atender as empresas âncoras. Destas, 279 já receberam os certificados, movimentando mais de R$ 1,15 bilhão em negócios entre as fornecedoras e âncoras. Foram 34 mil horas de consultorias, 14 mil horas em diagnósticos, avaliações e auditorias e 400 pessoas formadas como auditoras da Norma ISO9001, na qual o programa se baseia.

“O PQF, que começou para preparar os pequenos negócios de Três Lagoas para a expansão da indústria e segmento da celulose no município, hoje está em franco crescimento, com atuação também na Capital do Estado, Ribas do Rio Pardo, e apoio do Sebrae”, avalia o gestor do PQF no Estado, o coordenador da área de desenvolvimento empresarial do IEL, Hugo Bittar.

Como funciona o programa

Para que atendam com precisão às expectativas das empresas-âncora, as empresas-fornecedoras participantes do PQF passam por um detalhado processo de qualificação. Primeiro, o IEL constitui um comitê gestor local para conduzir o programa no ambiente empresarial em que ele será implementado, além da determinação de um plano de qualificação a ser desenvolvido.

Em seguida, cada empresa participante passa por uma etapa de diagnóstico, a partir de requisitos definidos pelas empresas-âncoras, e o IEL avalia quais aspectos do negócio podem ser aprimorados. Na etapa de desenvolvimento do programa, o IEL atua em duas frentes - capacitações e consultorias. As capacitações são coletivas, dirigidas a todas as empresas fornecedoras participantes, enquanto as consultorias são individuais, realizadas em cada empresa.

Então, é chegado o momento da certificação, inicialmente realizada pelo IEL de modo individual. Por meio de auditorias independentes, verifica-se se os requisitos estabelecidos para todas as áreas de gestão do programa são atendidos. A atividade de auditoria também envolve a identificação e preparação de auditores, a elaboração de procedimentos, o planejamento e a programação de auditorias para aprovação pelo comitê gestor local.

As empresas fornecedoras que obtiveram aprovação no processo de certificação durante as auditorias realizadas – índice que chega a 97% das participantes – são as que receberão um Certificado de Fornecedor Qualificado durante a cerimônia desta quinta-feira.

Confira abaixo a relação de empresas que serão certificadas:

  1. Terra Flora
  2. Canteen Cantinas
  3. Varejão das Baterias
  4. Fibra Conectividade
  5. Juliano Ar Condicionado
  6. JFI Silvicultura LTDA
  7. Komatsu Forest
  8. L E Vulcanização
  9. LF Soares Capacitação Profissional
  10. CADI Medicina Nuclear
  11. N4 Montagem Industrial
  12. Rabôni Transportes
  13. Hospital Auxiliadora
  14. I9 Assessoria Contábil
  15. SOS Máquinas
  16. Bureau Próximo Serviços e Engenharia
  17. Lavanderia Walter Clean
  18. Alumix Esquadrias Metalicas
  19. Gráfica Pontual
  20. Guatós
  21. Supermercado Costa
  22. Padrão Energia
  23. Funcional Terceirização
  24. RU Uniformes
  25. Arquivoteca - Central de Guarda de Arquivos e Documentos
  26. Parcetec Florestal
  27. Combate
  28. Estima Engenharia
  29. Evoluir RH Treinamento e Consultoria Empresarial
  30. Foco Hotelaria
  31. Reciclagem Alvorada
  32. Restaurante Fogão de Lenha
  33. Druds Express Hotel
  34. Limpidoz Prestadora de Serviços
  35. Artifrio Ar Condicionado
  36. Cazzado Comunicação Visual
  37. RKM Máquinas
  38. Califórnia Transportes
  39. Multidrogas Ribas do Rio Pardo
  40. Delb Madeiras
  41. Pedreira Ita Renda
  42. Elite Papelaria
  43. Bim Convêniencia
  44. Maktub Festas e Eventos

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo linkhttp://www.fiems.com.br/noticias/programa-de-qualificacao-de-fornecedores-do-iel-vai-certificar-44-novas-empresas-do-estado/28949