Geral

Por que sobram vagas de emprego em MS? Saiba qual o diferencial para conseguir trabalho em 2022

Histórico recente da Funtrab apresenta aumento de vagas e pouco preenchimento de oportunidades

Gabriel Neves

Imagem ilustrativa - (Foto: Reprodução)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em um cenário de desemprego, com diversas pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho um ponto chama atenção em Mato Grosso do Sul: o não preenchimento de vagas de emprego. Ao analisar as vagas disponibilizadas pela Funtrab (Fundação do Trabalho), principal órgão de intermediação de empregos no Estado, é possível observar o aumento e até mesmo a estagnação das funções.

No dia 3 de janeiro, primeira data útil do ano, a fundação disponibilizava um total de 1.857 vagas, nesta quarta-feira (26) o número está em 2.822, equivalente a um aumento de 56% no número de cargos disponíveis para ocupação. Na segunda-feira (24) o número era o mesmo: 2.822, ou seja, nenhuma vaga foi ocupada nesse período de três dias.

A estagnação das vagas, apesar de comum, não é uma realidade contínua. Se olharmos para o dia 17 de janeiro, eram disponibilizadas 3.646 oportunidades. Se olharmos cronologicamente, após o início do ano, ocorreu um aumento de 97% nas vagas disponíveis, quando chegou ao número de 3.646 oportunidades, e então uma redução de 22%, quando foram oferecidas 2.822 — os dois números ainda são maiores que a disponibilidade no início deste ano.

[Colocar ALT]
Dennis Roger saiu sem vaga. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Dennis Roger, de 27 anos, tenta conquistar uma dessas oportunidades. Na sede da Funtrab, o jovem comenta buscar um emprego na área de atendimento ao público ou recepção, pois já possui experiência com as tarefas desenvolvidas. “Também me preparei, tenho inglês, curso de informática e de atendimento”, comentou.

O mesmo vale para Fernanda Katielly Sara de Freitas, de 30 anos, que possui uma área de maior interesse, “mas o que aparecer tá bom”. Após realizar um curso para segurança particular, Fernanda busca atuar na área, mas comenta já possuir experiência com telemarketing. “Se eu puder escolher prefiro como segurança”.

Um dos possíveis fatores que impedem o preenchimento das milhares de vagas disponíveis repetidas vezes, dia após dia, pode ser a preparação e apresentação dos candidatos. É consenso que cursos, workshops e experiências são fundamentais para quem deseja conquistar um emprego, mas a apresentação do profissional é quesito tão importante quanto.

Fernanda Katielly se mostrava esperançosa por uma oportunidade. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

 

Fatores principais

Para a psicóloga e consultora de empresas, Monica Wanderley, três fatores podem ser considerados principais para a contratação de um candidato: preparação, apresentação (currículo) e entrevista. “O processo seletivo é composto por várias etapas, que vão desde recrutamento até a contratação”, comenta.

“O primeiro passo para conseguir ser contratado é a preparação para preencher a vaga que a pessoa almeja, através da capacitação, qualificação do profissional”, comenta. Após isso, a elaboração de um bom currículo e o comportamento no momento da entrevista com o contratante são fundamentais.

“É importante saber elaborar o currículo que conste informações essenciais para exercer o cargo em questão, com transparência, ordem cronológica e destaque das competências”, explicou Monica. Se aprovado, o profissional é chamado para a entrevista. A consultora de empresas pontuou alguns comportamentos para os quais o candidato deve se atentar. Confira:

Não se atrase: Como todo comportamento será avaliado é fundamental ter cuidado com o horário agendado e, para evitar atrasos, caso não conheça o endereço, certificar um dia antes sobre a localização. Atrasos causam impressão de desorganização e falta de comprometimento.

Seja discreto: Falar mal do gestor ou do emprego anterior é sinal de falta de ética. A ação pode causar uma impressão negativa ou ser mal interpretada. Procure ser discreto também sobre sua vida pessoal. Lembre-se que essa relação não é de amizade, o foco é a carreira e as suas competências.

Mantenha-se desconectado: A atitude de atender o celular durante a entrevista demonstra descaso e falta de foco. Nenhuma mensagem ou ligação deve ser mais importante do que aquela entrevista para sua carreira profissional. Melhor mantê-lo desligado.

Busque o equilíbrio: O excesso de “autoestima” no afã de fazer um bom marketing pessoal pode gerar falsa impressão de arrogância ou soberba. Ter confiança no potencial é excelente, porém, quando ultrapassa o limite, demonstra necessidade de autoafirmação, insegurança e falta de adequação.

Procure ser mais formal: Nossa língua mátria é língua mátria em qualquer lugar do País. Usar gírias, não pronunciar as palavras corretamente, não fazer as concordâncias e utilizar um tom de voz muito elevado ou muito baixo, dificulta o processo de comunicação e ameaça o entendimento.

Controle a ansiedade: Numa entrevista, o recrutador espera encontrar um profissional dedicado que acredita que pode construir uma boa parceria com a empresa. Ficar preocupado com quanto vai ganhar antes da entrevista terminar demonstra que o interesse é apenas financeiro e não de desenvolvimento de carreira.

Posicione-se: Atitude passiva durante a entrevista pode significar que não está demonstrando interesse pela vaga. Em alguns momentos o entrevistador dá a palavra ao candidato, quando isso acontece é a grande oportunidade de se tornar o protagonista da entrevista demonstrando interesse.