Enem

Extinção de preguiças gigantes no Pantanal é tema de questão do 2º dia de Enem

Questão aborda impacto dessa extinção na flora do Pantanal



(Foto: Reprodução)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Uma das questões do segundo domingo de Enem indagou os candidatos sobre o impacto da extinção de preguiças gigantes na flora do Pantanal. Sem muitos detalhes, jovens de todo país comentaram a questão de ciências da natureza e suas tecnologias, uma das matérias dessa segunda etapa, junto de matemática.

Foram valorizadas também neste segundo dia do exame interpretação de texto, assim como de gráficos e tabelas. As questões tinham como objeto temas como dengue.

Preguiças gigantes

Segundo um estudo da UFMS, em Mato Grosso do Sul, até o momento são conhecidas seis grutas com fósseis de preguiças gigantes, todas localizadas na borda leste da Serra da Bodoquena. Outras grutas contendo restos de pequenos roedores e marsupiais também tem sido reportadas porém não há certeza quanto a antiguidade destes restos, podendo ser ossos de deposição mais recente.

A gruta do Lago Azul foi a primeira caverna onde fósseis de mamíferos gigantes foram descobertos, durante uma expedição franco-brasileira em 1992. Estes fósseis ainda encontram-se depositados no fundo do lago. Há ocorrência também de fósseis de preguiças gigantes e um crânio humano no fundo do lago. Entre os anos de 2005 e 2006, foram coletados pela equipe do Museu Nacional fósseis de mamíferos do Quaternário nas grutas, Nascente do Formoso e Buraco do Japonês