Beleza/Modas

Cuidados necessários com a pele que está descascando

A dupla já é suficiente para tratar a pele descascando



Os erros mais comuns e que podem causar descamação é se expor excessivamente ao sol e usar produtos de skincare sem orientação médica - Crédito: Reprodução/organi



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A descamação da pele, principalmente no rosto, causa incômodo e irritação em muita gente. O processo de renovação da pele ocorre após perda de água devido a exposição prolongada ao sol ou após realizar tratamentos estéticos, como peeling. “A descamação acontece quando a camada mais superficial da pele é danificada por algum motivo”, explica a dermatologista Calu Franco.

Os erros mais comuns e que podem causar descamação é se expor excessivamente ao sol e usar produtos de skincare sem orientação médica. “O ácido salicílico é o mais comum, mas o ácido salicílico ou glicólico em alta potência também podem causar ressecamento e descamação.”, afirma Calu. Daí a importância de consultar um médico dermatologista antes de começar um tratamento com ácidos.

Segundo a médica dermatologista Ana Carina Junqueira, banhos quentes também podem causar descamação da pele. “Banhos muito quentes também podem desidratar a pele e, consequentemente, causar a sua descamação. Em outros casos mais específicos, como na dermatite seborreica, a descamação é pelo excesso de oleosidade. É preciso avaliar!”.

O tratamento consiste na reposição da água que a pele perdeu, de dentro para fora. “Muita hidratação é fundamental nessa fase para todos os tipos de pele! Um hidratante que seja hipoalergênico e com fatores calmantes também ajuda a recuperar essa camada da pele que foi danificada e está sensível”, indica Calu. Em casos mais específicos, como dermatites, o tratamento só poderá ser iniciado após a avaliação da causa da descamação.

Uma compressa com água termal possui grande potencial calmante e ajuda no processo de renovação da pele. E não podemos esquecer o protetor solar. “Reforçar a proteção ao sol é fundamental nessa fase para que a pele não sofra ainda mais danos”, diz Calu.

Fuja sempre das receitas caseiras que prometem milagres, pois elas podem causar reação alérgica e ter efeito contrário. “Escolha um bom hidratante e invista na água termal. A dupla já é suficiente para tratar a pele descascando”, finaliza Calu.