Campo Grande

Quem tem 59 anos já pode tomar a 3ª dose contra covid em Campo Grande nesta terça

Calendário da Sesau foi atualizado logo após anúncio do Ministério da Saúde



Adultos com 59 anos ou mais podem comparecer aos pontos de imunização nesta tarde. - Leonardo de França/Midiamax



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A aplicação da 3ª dose recém foi liberada para a população adulta e o calendário de vacinação desta terça-feira (16) já foi atualizado em Campo Grande. Adultos com 59 anos ou mais podem comparecer aos pontos de imunização nesta tarde para receber a dose de reforço.

Para tomar o reforço, é preciso ter um intervalo de quatro meses após a aplicação da 2ª dose. Sendo assim, pessoas com 59 anos ou mais que completaram o ciclo vacinal até o dia 16 de julho já podem receber a 3ª dose. A aplicação acontece no drive-thru da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Seleta e unidades de saúde (confira lista no final da reportagem).

O calendário segue para os demais públicos. O município segue a aplicação da dose de reforço para trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, que também precisam ter completado o esquema vacinal, ou seja, terem tomado as duas doses da vacina até o dia 16 de julho.

Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que o paciente deve apresentar laudo médico. Ainda segundo o calendário, podem completar o ciclo vacinal aqueles que receberam a primeira dose da Astrazeneca até o dia 16 de setembro. Também deve comparecer aos postos quem recebeu a Coronavac até o dia 26 de outubro ou a Pfizer até o dia 27 de outubro. A primeira dose continua disponível para todos com 12 anos ou mais.

3ª dose liberada para todos os adultos

O Ministério da Saúde liberou a 3ª  dose da vacina contra covid para a população adulta e a aplicação já começa em Mato Grosso do Sul. A medida já era aguardada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), diante da quantidade de vacinas em estoque nos municípios. A aplicação da dose de reforço deve ser gradativa, por idade, começando com a população de 59 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que toda a população adulta receba a dose de reforço até maio de 2022.

O Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) explica que os municípios já estão se preparando, com o objetivo de iniciar a aplicação da 3ª dose já na quarta-feira (17). “Todos os municípios já estão se reunindo com suas equipes e traçando as estratégias, e partir de amanhã os municípios ofertarão a reforço para pessoas com menos de 60”, explicou o presidente do Conselho, Rogério Leite.