Itaporã

CMDCA e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente lança Campanha Faça Bonito

A Campanha visa discutir o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração da Criança e do Adolescente.



CMDCA e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente lança Campanha Faça Bonito



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O CMDCA Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Itaporã realizou hoje 16 de maio lançamento da Campanha “Faca Bonito”, que vem discutir o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração da Criança e do Adolescente.

Em reunião com Delegado da polícia civil Senhor Rauali kind Mascarenhas, Vereadora Marlei Santos, CREAS, CRAS, E Gerência de Ação Social Tânia Mara, presidente do CMDCA Danino Rosset e Conselheira Vanessa apresentaram o cronograma e ideias para efetivação da proposta.

São 3 grandes eixos: Oficina de Cartazes nas escolas, Caminhadas com panfletagem em torno da escola e Panfletos nas Unidades básicas de saúde.Com essa ideia o Delegado Rauali e Vereadora propuseram ao grupo ações que possibilite o trabalho em rede e logo estaremos discutindo outros momentos. Uma das campanhas de prevenção e contra a violência da mulher, relata o delegado a necessidade da discussão com urgência.

A Vereadora contribui propondo uma audiência pública após conversa com seus pares na câmara de vereadores. A campanha acontece de 17 de maio até 12 de junho.

Sobre a Campanha

A violência sexual praticada contra a criança e adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.

Queremos ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios. Em razão desse contexto, faz-se de extrema importância que o movimento de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes se articule, se insira, participe e incida nesse debate.

O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais.


ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR E COMBATER! Importante ressaltar que no trabalho de rede todos somos um então a prefeitura municipal de Itaporã é parceira no movimento. 


DENUNCIE DISQUE
100 - DIREITOS HUMANOS
3451-1655 CREAS
3452-2244 CONSELHO TUTELAR