Educação

Inscrições para da vestibular da UFGD começam nesta terça

No total são 992 vagas em 34 cursos de graduação, nas modalidades presencial e à distância



(Foto: Divulgação)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


E as inscrições para os dois vestibulares da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) podem ser feitos a partir desta terça-feira (16).Nests edição o Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2022 será para 33 cursos e o PSV Letras-Libras Licenciatura, que é feito prioritariamente para pessoas surdas. 

Os candidatos têm de 16 de novembro a 14 de janeiro para fazer a inscrição pela internet, na página de cada vestibular. Já as provas de redação e objetiva (60 questões) acontecerão em 20 de março de 2022, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados e Campo Grande (PSV 2022) e somente em Dourados para a Licenciatura em Letras-Libras.

São 962 vagas para os 33 cursos do vestibular 2022, destes, 32 são presenciais e um é na modalidade a distância: o letras-libras – bacharelado, curso com habilitação em tradutor/Intérprete em libras. A licenciatura em letras-libras também é na modalidade EAD, no entanto seu foco é na formação de professores para educação básica e superior, e seu vestibular possui 30 vagas. Somando os dois vestibulares, a UFGD está oferecendo 992 vagas em 34 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância.

A taxa de inscrição para os vestibulares é de R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco. Para a inscrição, o candidato deverá estar no CPF. Para entrar na universidade, a única cobrança feita é essa taxa de inscrição no vestibular, já que todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade.

Ainda existe a possibilidade de solicitar a isenção (gratuidade) da taxa de inscrição, até dia 10 de dezembro, no caso do candidato que não tiver condição econômica de arcar com esse pagamento. Tal direito é garantido para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Esse pedido será feito pela Área do Candidato: https://selecao.ufgd.edu.br/.

VAGAS E CURSOS

Do total de 962 vagas oferecidas, aproximadamente 50% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a legislação sobre as cotas nas universidades federais.