Saúde

Dengue se aproxima de mil casos confirmados e não para de aumentar em MS

São 2.408 casos notificados em Dourados e quatro mortes já confirmadas; com o frio, Saúde espera redução de notificações



Agente de saúde encontra foco de mosquito da dengue em pneu durante mutirão de limpeza (Foto: Divulgação)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Mesmo com a temperatura amena dos últimos dias, os casos de dengue continuam aumentando em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Quatro pessoas já morreram em decorrência da doença neste ano na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e Saúde Pública investiga uma quinta morte.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, de janeiro até agora foram notificados 2.408 casos suspeitos da doença e 965 já foram confirmados.

Dourados está com alta incidência de dengue, com mais de mil casos para cada grupo de cem mil habitantes, assim como outras 67 cidades sul-mato-grossenses.

A coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) Rosana Alexandre da Silva, explica que os casos notificados continuam aumentando mesmo com temperaturas mais amenas porque essas pessoas com os sintomas agora foram picadas pelo mosquito Aedes aegypti há pelo menos 15 dias. “A tendência é começar a diminuir no final de maio'.

Mutirões – Nos bairros, a prefeitura mantém os mutirões para recolhimento de lixo e entulho que servem de criadouros para o transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus. Foram pelo menos cem toneladas de materiais recolhido na cidade. Amanhã o trabalho acontece no distrito de Itahum.

Rosana afirma que parte da população ainda não se preocupa em cuidar do quintal. “O transmissor se utiliza da água parada em recipientes para se reproduzir e eliminar esses pontos, uma ação tão simples, evita casos da doença e mortes'.