Mundo

A Lua está encolhendo, revela estudo

Um estudo que analisou mais de 12 mil imagens da Lua revelou que o satélite está encolhendo.



As novas características da superfície (delineadas) da Lua, numa região chamada Mare Frigoris - Foto: NASA/AFP / HO



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Um estudo que analisou mais de 12 mil imagens da Lua revelou que o satélite está encolhendo. A sonda da NASA Reconnaissance Orbiter mostrou que a cratera lunar Mare Frigoris, perto do pólo norte da Lua, está ganhando pequenas elevações. Como consequência, a superfície lunar diminuiu cerca de 50 metros nas últimas centenas de milhões de anos.

 

O efeito teria sido causado por tremores. A atividade sísmica da Lua ocorre a medida que ela perde calor lentamente desde que se formou, há 4,5 bilhões de anos. Como a superfície lunar é frágil, estas forças geram rupturas a medida que o interior se contrai, dando lugar a elevações, através da sobreposição de camadas do solo.

 

Os astronautas da missão Apolo começaram a medir a atividade sísmica na Lua nas décadas de 1960 e 1970, descobrindo que a grande maioria dos movimentos ocorreram no interior do satélite, enquanto um número menor estava na superfície.

 

A análise sobre o efeito de encolhimento da Lua foi publicada na Nature Geoscience e examinou os tremores lunares superficiais registrados pelas missões Apolo, estabelecendo uma relação entre eles e as elevações recentes na superfície lunar.

 

— Isso é emocionante, já que não estava claro se a Lua já havia passado por esse período há bilhões de anos e estava tectonicamente morta, ou se ainda estava ativa no presente — disse Nicholas Schmerr, professor assistente de geologia na Universidade de Maryland, que é co-autor do estudo.