Geral

II Maratona de Inovação Fetecms 2021: inscrições abertas!

Ao todo, são mais de 70 alunos e professores envolvidos, além de 10 estados do país alcançados em sua primeira edição





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Olá, meu nome é Beatriz Barreto Cardozo e sou integrante da equipe de comunicação da FETECMS - Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Estão abertas as inscrições para estudantes e mentores, na II Maratona de Inovação da FETECMS, permanecendo até o dia 25 de outubro. O evento será em novembro, 100% gratuito, online e ampliado para todo o Brasil.

A Maratona trata-se de um evento integrado à programação da maior feira científica e tecnológica estudantil do Centro-Oeste do Brasil (FETECMS), que está na sua XI edição.

Ao todo, são mais de 70 alunos e professores envolvidos, além de 10 estados do país alcançados em sua primeira edição.


Queremos que essa oportunidade chegue a mais estudantes do nosso estado e de outras partes do Brasil novamente.

Contribuir com a divulgação e popularização da ciência é um fator extremamente importante para garantir a fundamentação da iniciação científica estudantil nos anos iniciais escolares.

Pensando nisso, segue o release sugestão do evento e a arte a respeito da abertura das inscrições. Somos gratos(as) ao apoio na divulgação e permanecemos à disposição para esclarecimentos.

Desde já, agradecemos!

Atenciosamente, Beatriz.
Comunicação - FETECMS.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
-----------------------------------------------------------

II Maratona de Inovação da FETECMS 2021: inscrições abertas!

Com o edital oficial de abertura publicado, a frase “pensar no futuro e agir no agora” marca as iniciativas e ações desta edição

 Desde o dia 10 de setembro, seguem abertas às inscrições para a II Maratona de Inovação da FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), através do site www.fetecms.com.br. Entretanto atenção, o tempo limite está determinado para o dia 25 de outubro de 2021, às 23h59min no fuso horário de Mato Grosso do Sul. Inscreva-se já e participe!

 A Maratona

Será realizada durante a semana de atividades da XI edição da FETECMS (8 à 12 de novembro de 2021) estando integrada como parte de sua programação, acontecendo de forma 100% virtual, gratuita e ampliada para todo o Brasil.

A Maratona de Inovação consiste em apresentar duas problemáticas sociais atuais, para que os alunos inscritos busquem soluções acessíveis. Atuando com o objetivo de desenvolver o pensamento criativo, crítico e científico, juntamente com a capacidade de solucionar problemas. Aliada à promoção da interação entre os estudantes participantes, através de exercícios divertidos, que serão realizados ao longo do evento.

Os estudantes serão divididos em grupos, com até cinco alunos, que terão o máximo de áreas do conhecimento possíveis em comum. Cada grupo poderá escolher uma, entre as duas problemáticas dentro de um tempo determinado e desenvolver um plano de solução, ou seja, precisarão contextualizar a resposta encontrada e os métodos escolhidos. Importante ressaltar, que possuirão obrigatoriamente um(a) mentor(a) para auxiliar durante a construção das ideias e resoluções encontradas.

Além disso, o grupo deverá apresentar a solução planejada, seguindo o estilo “Elevator Pitch” para uma banca de avaliadores, em uma apresentação de 2 a 5 minutos a qual, no mínimo um(a) dos(as) integrantes apresentará o que foi pensado de maneira clara, respeitando as solicitações. Por fim, as ideias vencedoras serão premiadas!

Para inscrever-se, o aluno(a) deve estar cursando o ensino médio regularmente em qualquer modalidade. A Maratona também recebe inscrições para mentores(as) interessados(as), que devem possuir mais de 21 anos, e que tenham formação técnica ou de ensino superior.

 Para mais informações sobre o cadastro das inscrições, consulte o edital oficial da II Maratona de Inovação, disponível para download no site da feira: www.fetecms.com. E para ficar informado sobre todas as novidades da Maratona e da XI edição da FETECMS, acompanhe as redes sociais: instagram @fetecms e Facebook: /feteccms.