Economia I

Centro Internacional de Negócios capacita equipe em ferramentas de inteligência comercial

Ainda conforme o assistente técnico de inteligência comercial do CIN do Rio Grande do Sul, a utilização dessas ferramentas transcende a análise de mercado



Centro Internacional de Negócios capacita equipe em ferramentas de inteligência comercial



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Inteligência comercial é fundamental para identificar mercados externos mais interessantes para cada empresa que deseja se internacionalizar. Pensando nisso, o CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) iniciou, nesta quinta-feira (09/05), a capacitação da equipe sobre as ferramentas fundamentais para análise de mercado, que segue até sexta-feira (10/05) e é ministrada pelo assistente técnico de inteligência comercial do CIN do Rio Grande do Sul, Sérgio Tessuto.

 

Segundo a coordenadora do CIN de Mato Grosso do Sul, Nathália Alves, a área de inteligência comercial é responsável por atrair novas demandas para comércio exterior e ajudar na internacionalização de mais indústrias aqui do nosso Estado. “É muito importante que a equipe esteja alinhada e capacitada para conhecer todas as ferramentas que temos disponíveis hoje e assim entregar estudos de qualidade para o nosso cliente”, afirmou.

 

Ela reforçou que por meio da área de inteligência comercial é possível identificar os mercados mais interessantes, analisando concorrência, produção, imposto, enfim, todas as informações que o empresário precisa saber para tomada de decisão. “Também é pela área de inteligência comercial que a gente identifica importadores para as empresas. Então a expectativa dessa capacitação é que a gente consiga ampliar ainda mais as nossas demandas e entregar com mais qualidade nossos trabalhos”, completou.

 

Sérgio Tessuto explicou que durante a formação, serão trabalhados dois módulos de ferramentas mais utilizados no dia a dia para apresentar uma perspectiva de como fazer uma análise de mercado internacional. “Vamos passar pelas ferramentas mais básicas gratuitas, até ferramentas em que a gente analisa questões socioeconômicas, como Banco Mundial. Também trabalharemos a ferramenta Penta Transaction, utilizada para aprofundar a análise de concorrência e os canais de distribuição dos nossos canais”, explicou.

 

Ainda conforme o assistente técnico de inteligência comercial do CIN do Rio Grande do Sul, a utilização dessas ferramentas transcende a análise de mercado. “Quando você consegue entender a importância do Penta Transaction para prospectar clientes internacionais, você consegue aplicar isso para buscar fornecedores no exterior para outros tipos de processos, como uma promoção comercial que busca um parceiro específico”, finalizou.

 

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo linkhttp://www.fiems.com.br/noticias/centro-internacional-de-negocios-capacita-equipe-em-ferramentas-de-inteligencia-comercial/28792