Região

Após 40 dias sem chuva significativa, estiagem dará trégu

Há semanas sem chuva e umidade relativa do ar em níveis alarmantes, Estado termina a semana com chuva e queda na temperatura





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A chuva prevista para a madrugada desta quinta-feira (26) em Mato Grosso do Sul irá interromper um ciclo de mais de 40 dias de estiagem no Estado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O bloqueio atmosférico será rompido por uma frente fria que vai possibilitar a formação de áreas de instabilidades que vão trazer chuva para o Estado.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Francisco de Assis, a partir da madrugada desta quinta-feira (26), os termômetros começam a cair na região sul do Estado, se espalhando para as demais áreas do MS, causando chuva e trovoadas.  

“A partir da madrugada de hoje as temperaturas começam a cair na região sul, que vai causar precipitações em diversas cidades. A partir de amanhã a situação muda em todo Estado, essa nova frente fria deve fazer as temperaturas caírem, além das pancadas de chuva e trovoadas, que devem aliviar o clima seco', apontou o meteorologista.

Uma grande massa de ar quente e seco predominou sobre o Estado ao longo das últimas semanas. O último registro de precipitação ocorreu no dia 17 de junho com chuva em algumas regiões do Estado.

Seguindo com altas temperaturas, a previsão é de que Campo Grande comece a ter mudanças no clima a partir de quinta-feira, com aumento de nuvens e, finalmente, a chuva apareça durante a sexta-feira (27). 

“Como a atmosfera está muito seca, é difícil pontuar o quanto deve chover no Estado, mas a partir de amanhã a chuva deve se espalhar pelo MS e persistir até domingo para aliviar as temperaturas elevadas dos últimos dias', apontou. 

Em Corumbá as temperaturas devem variar entre 17°C e 28°C nesta quinta-feira (26),o dia será de sol intenso, conforme o Inmet. A cidade que atingiu temperatura máxima de 40,1ºC na terça-feira (24) começa a ter queda nos termômetros. 

A cidade de Três Lagoas registrará temperaturas entre 21°C e 30°C nesta quinta-feira, enquanto na sexta (27), os termômetros ficarão entre 31°C e 18°C.  

Campo Grande terá temperaturas amenas no dia de seu aniversário, especialmente no período da tarde, dados do Inmet apontam que a máxima deve ficar na casa dos 29ºC.

Na região sul do Estado, Ponta Porã deve amanhecer com chuva e a máxima será de 16ºC e em Dourados a máxima prevista é de 27ºC. 

TEMPO SECO 

A chuva é muito esperada depois de períodos de tempo extremamente seco em todo o Estado. No último mês, boletins diários da Defesa Civil sobre baixa umidade relativa do ar colocaram Mato Grosso do Sul em estado de atenção, alerta e por dias em estado de emergência, com índices críticos abaixo de 15%.

Enquanto a chuva não chega, Corumbá, Coxim e Água Clara estão entre as dez cidades mais quentes do Brasil, com registro de 39.6°C e 39.2ºC respectivamente por volta das 15h30, desta quarta-feira (25). As informações fazem parte da pesquisa realizada pelo Inmet, que inclui as cidades mais quentes nas últimas 24 horas. No ranking estão 20 cidades do País.

Enquanto a chuva não chega é indispensável manter os cuidados com tempo seco e com a saúde. Tomar bastante água, umidificar ambientes, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia estão entre as recomendações de especialistas. 

PANTANAL 

Com a falta de chuvas, o risco de incêndio é maior durante esse período. O fogo que vem queimando o Pantanal de forma mais intensa há pelo menos. 

O município de Corumbá, um dos mais castigados pelos incêndios florestais no Brasil, está coberto por fumaça e fuligem, originadas principalmente de uma queimada na região do Paraguai Mirim. A expectativa é que as pancadas de chuva possam ajudar a reduzir as áreas com reincidência de queimadas, situação melhore com as chuvas previstas para a região. 

Com o impacto do fogo no Meio Ambiente, o Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou na segunda-feira (23) que repassará R$ 8,6 milhões para Mato Grosso do Sul empenhar no combate às queimadas. 

O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) suspendeu todas as autorizações de queimada controlada no Estado desde 30 de junho até 30 de outubro, conforme a Portaria nº 925, de 29 de junho.