Brasil

Homem que fez campanha para tratamento de câncer deixa carta antes de morrer de Covid

Ele lutava contra o câncer linfoma não-Hodgkin desde abril de 2020, quando foi diagnosticado com a doença durante a gestação da namorada



Crédito: Arquivo pessoal



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Raphael Melo Voltan deixou registrado o amor que sentia pela família em uma carta que escreveu à mão. 

Lutando contra um câncer, Raphael não resistiu as complicações da covid-19 e morreu aos 31 anos no domingo (22), em Jundiaí (SP).

Ele lutava contra o câncer linfoma não-Hodgkin desde abril de 2020, quando foi diagnosticado com a doença durante a gestação da namorada. 

Neste ano, ele fez campanha para conseguir comprar um medicamento de R$ 360 mil.

Em entrevista ao G1, a namorada dele, Estela Mastellari,  35 anos, contou que Raphael apresentou uma piora no estado de saúde e foi internado no dia 29 de julho, com dificuldades para respirar. Ele recebeu alta no Dia dos Pais, mas testou positivo para a Covid-19 na mesma semana.

O jovem morava em Campo Limpo Paulista e precisou ser levado ao hospital municipal no dia 11 de agosto após apresentar febre e falta de ar. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital São Vicente, porém, não resistiu à doença e morreu no domingo.

'Ele não podia ser intubado, com os tumores no peito não seria possível. Ele ficou no isolamento e, infelizmente, a Covid só adiantou as coisas. O pulmão já estava bem debilitado. Ele queria muito viver. É uma dor tremenda.'

Apesar de todo o sofrimento durante o tratamento contra o câncer, Estela relata que o namorado buscava estar sempre junto com a família e ser um pai presente para o pequeno Rhavi.

'Ele fazia tudo pelo Rhavi, o amava muito. Era uma pessoa alegre, engraçada. Podia estar fraco, mas fazia questão de estar junto. Amava os amigos e a família. Ele foi muito grato pelo o que fizeram para ele. Graças às pessoas que ajudaram, ele pôde fazer o tratamento. Os pais dele, Dilma e Rubens, sempre estiveram com ele. Ele lutou muito por nós.'

No dia da morte de Raphael, a família soube da carta que ele havia escrito no período em que ficou isolado com a doença no hospital. A mensagem veio como um pequeno conforto diante da dor e impossibilidade de despedida devido à pandemia.

'Amo vocês. Lutei até onde pude. Cuide do Rhavi, eu amo muito ele, todos vocês, fiquem com Deus', escreveu Raphael em uma folha.

A carta ficou com a mãe do jovem, Dilma, que permaneceu ao lado dele durante os dias e noites em que ele ficou internado, enquanto Estela cuidava do filho.