Política e Transparência

Ações do Governo de MS são destacadas no Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos

– Na abertura do Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA), que acontece até o dia 10 de maio, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande



Ações do Governo de MS são destacadas no Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Campo Grande (MS) – Na abertura do Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA), que acontece até o dia 10 de maio, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta falou das políticas e ações do Governo  do Estado que visam o desenvolvimento da produção agropecuária, com mínimos riscos. Com tema no Painel “Transformações socioeconômicas e ambientais pela intensificação da produção agropecuária em solos arenosos”,  ele apresentou números que dão conta que Mato Grosso do Sul que tem 20 milhões de hectares de pastagem, teve uma significativa e recente conversão de áreas para agricultura.

Na explanação, ele também ressaltou o crescimento dos espaços de eucalipto que já somam hoje 1,1 milhão de hectares, áreas destinadas ao plantio da cana de açúcar, que hoje está em torno de 830 mil hectares e especialmente este ano o Estado registrou o maior aumento de área plantada de soja em todo Brasil – 280 mil hectares a mais – chegando então a 2,9 milhões de hectares de soja plantadas na safra 2018/2019, com crescimento se dando basicamente em solos arenosos.

Segundo o superintendente a missão para o Governo do Estado, diante de todas as transformações, é conseguir implantar a terceira fase do zoneamento agroecológico obtendo o mapeamento da bacia do Rio Paraná. “O Zoneamento da Bacia do Rio Paraguai, que foi feito há algum tempo, foi revisado no segundo semestre de 2018”.

O grande desafio do Estado, segundo Beretta, fica por conta do avanço da produção em áreas que ainda não dispõe de infraestrutura básica como as estradas em condições de escoar a safra. Para ele o enfrentamento desta demanda faz parte de uma série de ações, como citou a ampliação do número de estações meteorológicas que passou de 27 para 45 na atual gestão.

Quanto as questões de logística, Beretta lembrou dos avanços no setor de portos, ao citar o Porto de Porto Murtinho que agora possibilita escoar soja pelo Rio Paraguai, o que considera uma alternativa interessante para os produtores da região de Bonito, Jardim e Bela Vista, e a instalação de três novas empresas com unidades de embarque.

Sobre as vias férreas, Beretta lembrou a instalação do Terminal de embarque da Ferronorte em Chapadão do Sul, onde já acontece o escoamento da produção.

O projeto baseado na rota de integração latino-americana, que vai de Campo Grande ao Chile, passando por Porto Murtinho, também foi destacado por Beretta, que falou dos avanços recentes e tratativas que estão resultando em recursos para realização, já que tem alta prioridade dentro do Governo do Estado. Outro projeto estruturante é a ligação do Porto de Santos ao Chile, via férrea.

O Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) acontece até a próxima sexta-feira (10.05) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pesquisa 

A preocupação com a Pesquisa cientifica e a validação da tecnologia também foi abordada. Para este trabalho o Governo dispõe de um Fundo, o FUNDEMS, que atua diretamente com as duas fundações, Chapadão e MS.

A preocupação com a regulamentação do uso do solo e água é uma constante no Estado, segundo Beretta, que destacou também as ações voltadas ao município de Bonito. “O projeto de microbacias, manejo e conservação do solo na baia do Rio Paraná já tem recursos garantidos e o Estado está empenhado para sua realização”. Patrulhas ambientais atuarão neste trabalho, e técnicos e produtores serão capacitados.

Para o superintendente, “trabalhando o tripé do uso e ocupação do solo através dos programas e contando com as parcerias que mantemos no setor, da atenção com a logística, do apoio a pesquisa e do trabalho firme do Estado nas questões relacionadas ao manejo e conservação do solo, conseguiremos viabilizar o crescimento da produção em solos mais frágeis, mas que são a nossa nova fronteira agrícola”.

Para finalizar, Beretta lembrou da condição de Estado eminentemente agrícola, da atividade primaria do governador Reinaldo Azambuja, que é a produção, para destacar seu conhecimento e preocupação com a atividade produtiva e Mato Grosso do Sul.

Essa é a primeira vez que o evento é realizado em MS, com a organização da Embrapa, UEMS e o apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, além do Governo do Estado.

O evento que tem como tema a ‘Intensificação Agropecuária Sustentável em Solos Arenosos’, discutirá os principais problemas e oferta de tecnologias relacionadas aos solos arenosos do Brasil, com destaque aos solos arenosos da região Centro-Oeste.

Participaram também  Luiz Lourenço (Cocamar), William Marchió (Associação Rede de Fomento ILPF), Juliano Schmaedecke (APROSOJA MS), Roberto Hollanda Filho (Biosul) e Dito Mário (Reflore).

Cronograma

O Simpósio tem uma programação científica composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, que tem como objetivo proporcionar aos profissionais de instituição públicas e privadas de ensino, pesquisa ou extensão, de cooperativas, produtores e estudantes a possibilidade de discussão de problemas, de resultados recentes de pesquisa e de novas tecnologias relacionadas ao uso, manejo e conservação dos solos arenosos.

Mais informações sobre o evento e a programação completa no site www.sbsa2019.com.br.

 

Texto e fotos: Kelly Ventorim, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO)