Saúde

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul: 500 dias de Referência no enfrentamento a Covid-19

Novas empresas entraram no mercado e já fizeram cotações, e devem nos próximos dias fazer entregas emergenciais dos medicamentos e insumos.



Foto: Edemir Rodrigues



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Boletim Médico de ontem (15) trouxe os dados que diariamente são enviados aos órgãos de imprensa e impressionam: 11.608 casos notificados no HRMS, ou seja, uma média diária de 24 novos casos que chegam ao Hospital, seja por demanda espontânea ou por regulação. Do total, 9.841 pacientes foram internados aqui: Uma média mensal de 615 internações por Covid-19.

No início da pandemia, o Hospital Regional contava com apenas 39 Leitos de UTIs, e atualmente esse número saltou para 125 leitos críticos. 86 novos leitos foram criados para atender a demanda. Além dos leitos, outro fator importante foi a contratação de mais de 880 funcionários novos para o atendimento ao paciente: enfermeiros, técnicos, médicos e residentes engrossaram o corpo clínico do hospital.

Devido ao planejamento estratégico do Gabinete de Crise, o oxigênio não foi motivo de preocupação, uma vez que as empresas se comprometeram a cumprir os contratos e não deixaram a instituição desabastecida. Já a falta de medicamentos por conta da grave crise mundial de insumos, deixou o HRMS em alerta, mas com apoio de outras unidades de saúde, com o manejo da SES e com o trabalho da CCIH no controle do uso dos medicamentos, os problemas foram contornados. Novas empresas entraram no mercado e já fizeram cotações, e devem nos próximos dias fazer entregas emergenciais dos medicamentos e insumos.

Nossos colaboradores também sentiram a pandemia: 683 foram testados positivos para a Covid-19 e sete foram a óbito, entretanto a vacinação dos trabalhadores da linha de frente surtiu efeito e desde abril deste ano, com a maioria dos servidores imunizados, os casos de covid-19 entre os funcionários caiu para menos de 1 infectado por dia, sem mortes.

O HRMS tem a menor taxa de letalidade em suas UTIs Covid; Menor que a média nacional, tanto para hospitais particulares, quanto para hospitais públicos. Durante a pandemia, o Hospital referência em Mato Grosso do Sul registrou uma taxa de 22,2%, ou seja, a cada 10 pacientes que foram atendidos nas ilhas intensivas, menos de 3 faleceram em decorrência da doença. De acordo com projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira

(AMIB), os hospitais públicos nacionais tiveram 53,6% de óbitos registrados, enquanto os hospitais privados tiveram uma taxa de letalidade de 30,2%.

Para o diretor presidente do HRMS, Dr. Lívio Viana de Oliveira Leite, “Não há no Brasil hospital como o HRMS, ele acolheu cada sul-mato-grossense e entregou o melhor de seu corpo de assistência, se mostrando eficiente nas suas ações. O que temos hoje em número de leitos e de colaboradores equivale a dois, três hospitais em nossa cidade. A vacinação chegou e deu um alento aos brasileiro e com ela podemos retomar as eletivas e reabrir os ambulatórios, que são os próximos passos para dar a nossa população um hospital de referência e excelência não apenas em Covid-19, mas em todas suas referências”, destaca.

 

Texto: Rodrigo Ostemberg