Entretenimento

Especial Dia das Mães: 10º Feira Artesão Livre começa nesta quarta-feira no Fórum da capital

A 10ª Feira do Artesão Livre – Especial Dia das Mães – será realizada entre os dias 8 a 10 de maio no átrio do Fórum Central de Campo Grande, a partir das 12h.



Especial Dia das Mães: 10º Feira Artesão Livre começa nesta quarta-feira no Fórum da capital



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Campo Grande (MS) – A 10ª Feira do Artesão Livre – Especial Dia das Mães – será realizada entre os dias 8 a 10 de maio no átrio do Fórum Central de Campo Grande, a partir das 12h. A feira acontece por meio de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade da capital.

A abertura oficial do evento acontecerá, nesta quarta-feira (8.5), às 14h. Com exposição de diversas técnicas de artesanato, a feira garante peças exclusivas e confeccionadas por pessoas em privação de liberdade em unidades penais da capital e do interior.

Este ano, a nova logomarca utilizada para divulgação do evento também foi realizada pelas mãos de um reeducando. O desenho foi escolhido após um concurso entre os custodiados dos presídios da capital e contou com 47 inscritos. Durante o evento, serão emoldurados e expostos os 10 melhores trabalhos do concurso.

A exposição é realizada há cinco anos e tem como objetivo divulgar o trabalho artesanal produzido no interior das unidades penais, bem como realizar a sua comercialização, valorizando o esforço da pessoa encarcerada em sua recuperação para o retorno ao convívio social. Toda a renda dos trabalhos será revertida ao próprio custodiado e à sua família.

Conforme o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o intuito do projeto é aproximar a sociedade de algumas atividades laborais desenvolvidas nos presídios do estado. “Isso incentiva os reeducandos a aprimorar suas habilidades manuais, além do vislumbre de uma profissão digna e geradora de renda”, complementa o dirigente.

A exposição reunirá peças exclusivas, entre tapetes, esculturas, quadros, crochê, arte em tecidos, etc., confeccionadas por detentos do Instituto Penal de Campo Grande, Presídio de Segurança Máxima, Centro de Triagem, Presídio de Trânsito, Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” e presídio feminino de regime semiaberto da capital. A novidade é que terão peças em porcelana pintadas a mão, confeccionadas por reeducandos que participam do grupo de arteterapia, desenvolvida com os internos de medidas de segurança e com indicação de psicoterapia. Além disso, serão expostas peças produzidas por reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema.

O Fórum de Campo Grande está localizado na Rua da Paz, nº 14 – Jardim dos Estados.