COVID-19

Em MS, 120 mil pessoas vacinaram fora do município de residência

A cidade também vacinou pessoas de outras cidades de fora de MS, tais como Rio de Janeiro (640 vacinados), Cuiabá 508) ou Brasília (381).



Fila de pessoas para tomar vacina contra a covid no Guanandizão, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Cerca de 120 mil pessoas foram vacinadas com 1ª dose fora do município de residência em Mato Grosso do Sul. Entre esses casos, pode haver quem trabalhe em um local e more em outro, por exemplo, ou quem tenha documentação não condizente com a atual cidade de moradia.

Levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados do Ministério da Saúde, verificou o registro de residência de cada vacinado em MS e cruzou com a informação do ponto de imunização onde ele recebeu a dose.

Campo Grande (18,3 mil vacinados) vacinou mais pacientes nesses critérios, já que é a maior cidade do Estado, seguida por Dourados (5,4 mil), Corumbá (3 mil), Aquidauana (2,7 mil) e Ponta Porã (2,3 mil). Vale ressaltar que todos os municípios sul-mato-grossenses têm registros de pacientes 'de fora'.

A Capital vacinou 1,4 mil pessoas de Dourados, mil de Corumbá e 940 de Aquidauana. A quarta cidade na lista é São Paulo (SP), com 818 vacinados. A cidade também vacinou pessoas de outras cidades de fora de MS, tais como Rio de Janeiro (640 vacinados), Cuiabá 508) ou Brasília (381).

Migração vacinal - Análise feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com dados de todo o País, indica que há 11 milhões de aplicações de doses em municípios fora da residência dos vacinados.

Em nota técnica publicada pela instituição, foi observado que há pessoas que moram numa cidade mas trabalham em outra e não conseguem se vacinar no local de moradia porque o posto de vacinação está fechado, mas há também 'pessoas que buscam municípios do entorno por já estarem adiantados no calendário de vacinação'.

Os pesquisadores que elaboraram o documento também citam que há pessoas que optam por se vacinar com determinada patente de vacina ao invés de outra que esteja sendo disponibilizada.