Saúde

Mais uma captação de órgãos ocorre no HV em Dourados

A captação foi dos rins e das córneas.



Mais uma captação de órgãos ocorre no HV em Dourados



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Hospital da Vida promoveu na quinta-feira (21) mais uma captação de órgãos em Dourados, por conta da autorização para doação da família de uma pessoa do sexo feminino, com 37 anos de idade, que sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico). A captação foi dos rins e das córneas.

Todo o procedimento para possibilitar esse processo foi executado pela CIHDOOT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), enquanto que a execução da captação e o encaminhamento ficaram a cargo de uma equipe de profissionais da saúde de Campo Grande.

No último dia do mês de janeiro deste ano equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande, também esteve no Hospital da Vida em Dourados, para a captação de fígado, rins e córneas de um homem de 37 anos que teve morte encefálica por conta de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O fígado doado foi captado por uma equipe de Brasília, um dos rins foi encaminhado para São Paulo e o outro foi para a Santa Casa de Campo Grande. Na captação desta quinta-feira, as córneas foram para Campo Grande e os rins para o Estado de Pernambuco.

COMISSÃO

A Comissão foi criada em Dourados na atual administração municipal, por empenho da prefeita Délia Razuk e do então secretário municipal de Saúde Renato Vidigal. Ela é responsável por fazer todo o trabalho de abordagem e investigação de morte encefálica, realizando com urgência exames que possam detectar a possibilidade de doação e, encaminhar os potenciais pacientes a captação.