Itaporã

Procura pela vacina contra gripe é grande nas unidades de saúde de Itaporã, diz Luciany Casadia

A meta da vacinação é atingir 90% de 5.903 pessoas classificadas como público-alvo no município.



A meta da vacinação é atingir 90% de 5.903 pessoas classificadas como público-alvo no município



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Hoje (4) de maio, dia (D) mobilização de vacinação contra a gripe. Em Itaporã os postos de saúde vão atender das 8 horas às 17 hs, inclusive nos distritos de Piraporã Montese e Santa Terezinha.


A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, da gerência municipal de Saúde de Itaporã, Luciany Casadia, diz que a procura esta dentro do esperado, " as pessoas ouviram nosso chamamento e a procura nas salas de vacina está bem acima do que nós esperavamos, disse Luciane hoje pela manhâ ao Itaporã Agora. Para se vacinar é preciso levar documento de identificação e, se possível a carteira de vacinação e cartão do SUS até a unidade mais próxima.


Deve vacinar as pessoas a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde, professores das redes públicas e privadas, gestantes e puérpera(até 45 dias após parto), de acordo com a coordenadora de imunização do município de Itaporã Luciany Casadia, a meta da vacinação quer atingir 90% de 5.903 pessoas classificadas como público-alvo no município.


Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também precisam tomar a vacina.


A campanha da vacinação segue até o dia 31 de maio, é importante que as pessoas que façam parte dos grupos prioritários tomem a vacina o quanto antes para que seja iniciada a produção de anticorpos a vacina protege contra a gripe A (H1N1) e H3N2 e B. Ela é formada por vírus inativos, fragmentada e purificadas.


O gerente Municipal de Saúde, Dogmar Peteck, explica, " a vacina não contém vírus vivos e não causa a doença. Mesmo quem já tenha tomado a vacina antes deve se vacinar, pois sua composição muda anualmente para proteger contra os subtipos do vírus da gripe que mais.