Política e Transparência

Justiça Eleitoral mantém acórdão que elegeu Delei Pinheiro à Câmara de Campo Grande

Ministros do TSE negaram provimento a agravo interno interposto pela ex-vereadora Dharleng Campos (MDB)



Vereador Delei Pinheiro e ex-vereadora Dharleng Campos - Izaias Medeiros/CMCG



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou recurso da ex-vereadora Dharleng Campos (MDB) contra o acórdão que confirmou a eleição de Delei Pinheiro (PSD) à Câmara Municipal de Campo Grande e, com isso, tirou sua vaga. O julgamento virtual do feito terminou ontem (10).

Os ministros do TSE negaram provimento ao agravo interno de Dharleng por unanimidade, nos termos do voto do relator Mauro Campbell Marques. Foi ele quem abriu o julgamento, iniciado no último dia 4.

Votaram com Campbell os ministros Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão e Luís Roberto Barroso (presidente da corte).

A defesa da ex-vereadora havia apresentado o agravo interno contra a negativa de Mauro Campbell Marques em dar provimento aos recursos especiais dela e de seu partido. A sentença foi proferida no dia 7 de abril.

Para voltar à Casa de Leis, Dharleng precisa derrubar o acórdão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) que, em dezembro de 2020, reformou decisão anterior para aceitar o registro de candidatura de Delei Pinheiro - negado em primeira instância porque ele faltou ao recadastramento biométrico de 2018.

A reviravolta validou os votos de Delei e provocou uma retotalização do resultado das eleições. A recontagem deu mais uma vaga na Câmara ao PSD de Delei, que acabou eleito. Com isso, Dharleng Campos perdeu sua cadeira.

Delei fez 3.850 votos nas eleições de 15 de novembro de 2020. Já Dharleng Campos seria a vereadora eleita com menor desempenho, 1.782 votos, até o TRE-MS reformar decisão e deferir a candidatura do adversário.

Com chances pequenas de reverter a situação e voltar à Câmara, a emedebista foi recentemente nomeada assessora parlamentar no gabinete do deputado estadual e correligionário Marcio Fernandes.