Região

Após chuva de granizo destruir plantio de hortifrútis em Naviraí, produtores pedem socorro

Tempestade que atingiu o município dizimou plantações no Cinturão Verde e Assentamento Juncal



Hortas foram destruídas com a tempestade - Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com lavouras de hortifrútis destruídas, agricultores familiares do Cinturão Verde e do Assentamento Juncal de Naviraí pediram socorro aos órgãos públicos da Prefeitura. Eles já contabilizam prejuízos causados pela chuva de granizo que caiu na noite do último dia 29 de maio.

Os produtores que estiveram presentes na reunião realizada nesta segunda-feira (7), justificaram suas preocupações relatando aos gerentes municipais e aos técnicos da Agraer a total destruição dos canteiros de hortaliças, tubérculos e demais cultivares de seus lotes, destacando que em menos de 90 dias não terão nenhum rendimento financeiro, pois, será necessário um novo plantio de sementes e mudas. 

O técnico agrícola Adolfo Silvério (Infraestrutura Rural da GEDEC) anotou as reivindicações: compra de sementes e adubos, doação de cestas básicas, aporte financeiro para aquisição de sombrites e coberturas de canteiros para os agricultores familiares que já possuíam este tipo de estrutura, destinação de cama de frango, dentre outras sugestões. 

Após as exposições dos produtores e considerações da equipe da Agraer, o gerente Eugênio Guedes (Desenvolvimento Econômico) sugeriu a realização de um levantamento geral, com vistoria de todas as propriedades castigadas pelo temporal, visando a elaboração de um relatório para consubstanciar as reivindicações apresentadas.

“A prefeita Rhaiza Matos nos incumbiu de realizar esta reunião, identificar a realidade e buscar soluções para o impacto negativo provocado por este temporal. Vamos articular junto ao Governo do Estado e, conforme sugestão do vice-prefeito Márcio Araguaia, também buscar parcerias com a iniciativa privada para minimizar os enormes prejuízos sofridos pelos agricultores familiares”, informa Guedes.

A reunião emergencial, na sede da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico (GEDEC), contou com as participações do vice-prefeito Márcio Araguaia, gerentes Eugênio Guedes (Desenvolvimento Econômico, Gisalda Balta (Administração), Ana Paula Silva (Receita) e dos representantes da Agraer Alessandra Afonseca Silva (Gerente Regional em Naviraí), Éverton Meira dos Santos (coordenador local), agrônomo Ronaldo Botelho e Joel dos Santos.