COVID-19

Agora: Sem leitos, 10 pacientes com Covid da Capital serão transferidos para SP neste sábado

Mato Grosso do Sul tem transferido pacientes intubados para outras regiões do país, devido ao agravamento da pandemia



Sem leitos de UTI disponíveis, Mato Grosso do Sul tem transferido pacientes intubados para outras regiões do país - Álvaro Rezende



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul enviará dez pacientes de Campo Grande para São Paulo, devido à falta de leitos para tratamento da Covid-19 neste sábado (5). 

“Amanhã enviaremos 10 pacientes da Capital para São José do Rio Preto no Hospital de Base, ainda não selecionamos quem será transferido', explicou ao Correio do Estado. 

Sem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis, Mato Grosso do Sul tem transferido pacientes intubados para outras regiões e também segue liderando a média móvel de mortes no país, segundo o Consórcio de Imprensa, que reúne os dados baseados na divulgação das secretarias de Estado de Saúde.

Nesta sexta-feira (4), nove pacientes foram transferidos para Porto Velho, capital de Rondônia, para tratamento da Covid-19. 

Os doentes são residentes de Dourados e Eldorado, sendo cinco mulheres com idades de 79 anos, 68 anos, 58 anos, 52 anos e de 29 anos e quatro homens de 29 anos, 55 anos, 51 anos e 32 anos.

Na última quarta-feira (2), um paciente do município de Bonito foi encaminhado à Porto Velho. Ele foi o primeiro sul-mato-grossense a ser enviado para outro Estado para tratamento da doença. 

O Espírito Santo também havia ofertado leitos, mas o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que a prioridade é tratar pacientes capixabas e não de outros estados.

Durante a cerimônia de entrega de 448 unidades habitacionais , nesta sexta-feira, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que conversou com o governador Renato Casagrande sobre a negativa em receber transferências de pacientes com Covid-19. 

“O Casagrande me ligou e disse que teria pelo menos 20 leitos disponíveis, mas eles estão em uma onda muito crescente de contaminação, ele achou prudente nesse momento aguardar um pouco mais', explicou Azambuja. 

BOLETIM 

Mato Grosso do Sul contabiliza 7.032 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).  Com 1.393 mortes, maio foi o mês mais fatal durante toda a pandemia da Covid-19 no Estado.

A taxa de letalidade está em 2,4% e a média móvel de mortes é de 49,9. Campo Grande possui 41,2% dos óbitos registrados em Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul registrou 56 mortes e 768 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, totaliza 7.032 óbitos e 298.091 confirmações no Estado. 

Em fila de espera, 291 enfermos aguardam por um leito hoje em Mato Grosso do Sul.

Na Central de Regulação da Capital, 195 doentes esperam por uma vaga, sendo 166 apenas de Campo Grande.

Já na Central de Regulação de Dourados, 62 pessoas estão no aguardo por um leito em hospitais e, na Central de Regulação do Estado (CORE), esperam 34 pacientes.

Assine o Correio do Estado