Mato Grosso do Sul

Fique em casa: alerta da Secretaria de Saúde pede isolamento no fim de semana

Se chegar a sua vez, vacine e não vacile', fecha no alerta.



Rua do Centro de Campo Grande com o afrouxamento das restrições (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)f54



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Ficar em casa e evitar aglomerações. Essas são as indicações do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, para a população sul-mato-grossense neste fim de semana. A recomendação foi dada em alerta assinado por ele e emitido pela pasta nessa tarde de sexta-feira (21), devido ao risco maior da covid-19

O aumento do risco é verificado pela elevação considerada exponencial de casos de contágio com o novo coronavírus, principalmente, em Dourados e Corumbá - e cidades no entorno dessas -, além de Campo Grande.

'Houve aumento expressivo nos casos ativos, ou seja, pessoas suspeitas e/ou confirmadas que precisam estar isoladas de outras pessoas, bem como, crescente número de internação com taxa de ocupação em 100% nas macrorregiões de saúde', frisa.

Ainda segundo o documento, a presença de variantes P1 e P2 no Estado mudou o perfil dos infectados e a faixa etária dos acometidos, sendo jovens de 20 a 49 anos os mais acometidos - são esses também que possuem uma 'dinâmica social mais ativa'.

'Frequentam mais espaços coletivos e consequentemente essas pessoas estão sujeitas à contaminação, à forma grave e mais transmissíveis da doença', destaca Resende no texto, que pede ainda que medidas simples como higienização e uso de máscaras sejam seguidas pelas pessoas durante o fim de semana.

'Evitar aglomerações, saídas de casas e contatos desnecessários. Permanecer em casa neste final de semana, evitando se expor ao risco de contaminação. Se chegar a sua vez, vacine e não vacile', fecha no alerta.