Economia I

Importação chinesa de soja aumenta em abril com chegada de grãos do Brasil | Brasilagro

Mas o número ainda ficou abaixo das 5.939 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado



Importação chinesa de soja aumenta em abril com chegada de grãos do Brasil



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


_Soja_UesleiMarcelino_Reuters.jpg

Legenda: Máquinas avançam sobre plantações em Caseara, no Brasil, durante o período de abertura da colheita de grãos

As importações chinesas de soja doBrasilaumentaram em abril em relação ao mês anterior, devido aos dados alfandegários divulgados hoje (20), impulsionadas pela chegada de cargas que foram encomendadas no início do ano, mas atrasadas depois que a chuva atingiu a safra brasileira.

O maior importador mundial de soja trouxe 5,08 milhões de toneladas da oleaginosa do principal fornecedor, oBrasil, em abril, contra apenas 315.334 toneladas em março, devido aos dados daAdministração Geral das Alfândegas.

Mas o número ainda ficou abaixo das 5.939 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado.

Os sinais chineses aumentaram as compras de soja no início deste ano, na expectativa da demanda crescente por ração do setor de suínos em recuperação recuperação. A chuva, porém, atrasou a colheita e as exportações doBrasil, que agora está exportando registros de volumes.

Os compradores se voltaram para osEstados Unidospara preencher uma lacuna, com aChinaimportando 2,15 milhões de toneladas de soja em abril, mais de três vezes as 665.591 toneladas sentidas no mesmo mês do ano anterior, mas bem abaixo dos 7,18 milhões de toneladas em março.

“AChinacomprou soja dosEUAquando o clima atrasou como cargas no Brasil”, disse uma fonte do setor que acompanha de perto do mercado de soja.

“A soja brasileira deve chegar em maio de forma concentrada”, disse a fonte, que não quis se identificar por não ter permissão para falar com a mídia.

As importações chinesas de soja em abril de todas as origens foram de 7,45 milhões de toneladas, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

No entanto, novos surtos de peste suína africana e uma mudança no uso de mais trigo para alimentação animal reduziram a demanda por farelo de soja.

As autoridades chinesas também emitiram diretrizes no mês passado, recomendando a redução de milho e farelo de soja na ração de suínos e aves, uma medida que poderia remodelar o fluxo de grãos para o maior comprador mundial de milho e soja (Reuters, 20/5/21)