Rural

Milho: sem chuva há 2 meses, algumas áreas ainda terão 15 dias de seca

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva mais significativa só deve chegar ao Brasil central nos últimos dias de maio





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Áreas do Brasil central que estão há mais de dois meses sob estiagem devem continuar assim por, pelo menos, mais 15 dias. Acontece que a previsão do tempo só indica chuva agrícola a partir do dia 27 de maio. Em Maracaju (MS), por exemplo, até pode chover 8 milímetros entre esta quarta e quinta-feira. Porém, depois disso, o tempo volta a firmar.

“Na retaguarda da frente fria vem uma massa de ar seco e frio. O tempo seca, e só no fim do mês de maio existe possibilidade de chuva, chegando a 30 mm, mas só a partir de 27 de maio. Então ainda abre mais 15 dias de tempo firme, sendo que a chuva de hoje é muito fraca”, pontua a meteorologista Desirée Brandt.

A seca atormenta produtores no noroeste do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e metade sul de Mato Grosso, as principais áreas produtoras de milho segunda safra. A umidade está em 30%, o que é considerado alarmante, ou até abaixo desse índice em alguns pontos.

Na próxima semana, o tempo seca de novo e a chuva fica concentrada na região Norte do país. O Sul até pode ter precipitação, mas fraca e perto da fronteira com o Uruguai.

Desirée Brandt afirma que a situação atual não é anormal, já que o outono costuma ser mais seco. “O problema é que neste ano a chuva acabou mais cedo”, diz.