Geral

Indígenas protestam contra caos na saúde e pedem demissão de coordenadora

Faltam profissionais, medicamentos e equipamentos de saúde na Reserva Indígena



Fotos: Cido Costa



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Na manhã desta segunda-feira (3) a comunidade indígena das aldeias Bororó e Jaguapiru iniciaram um protesto na sede da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em Dourados. Eles pedem a demissão da coordenadora local da secretaria, Sidneide Alves, que de acordo com as lideranças se nega a atender os indígenas que buscam solução para o caos que se encontra a saúde na Reserva.

Em entrevista ao Dourados Agora, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Indígena, Rosimar, disse que os índios sofrem como falta de insumos e medicamentos e também faltam equipamentos básicos como luvas para os trabalhadores da saúde. De acordo com Rosimar, a situação é ainda mais grave devido à pandemia que já afetou quase mil moradores das aldeias.

De acordo com Rosimar a solução do problema está no âmbito estadual. A Sesai ainda não se manifestou sobre o protesto e a coordenadora não foi ao local. Os manifestantes pretendem permanecer no prédio. Policiais Federais estiveram no local ouvindo as lideranças indígenas.