Geral

Após 'mini explosão', MPMS quer acordo com siderúrgica para reduzir emissão de resíduos

Liberação de substâncias ocorre com frequência na cidade, dizem moradores



Fumaça preta é vista de longe em Aquidauana - Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


'Mini explosão' assustou moradores de Aquidauana, a 140 km de Campo Grande, na manhã de terça-feira (27). O fato aconteceu na siderúrgica Simasul, que deverá passar por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para reduzir a emissão de resíduos.

A liberação, segundo moradores, ocorre, normalmente, no período noturno, mas na manhã de terça-feira (27) foi visto no céu já pela manhã. "Isso acontece mais à noite, pois ninguém vê. Esse deu para filmar porque foi de manhã", relatou um morador.

Recentemente, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito para apurar a denúncia de moradores, de que a indústria não possuia filtro e, assim, lançava resíduos cancerígenos no ar.

Conforme a promotora de Justiça, Angélica de Andrade Arruda, ação civil pública já garantiu a instalação dos equipamentos de proteção, no entanto, ainda há problema em relação à emissão de resíduos durante o processo de fabricação do ferro gusa. 

Por fim, o MPMS informou que "a promotoria irá elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta para iniciar as tratativas com a empresa a fim de assinar o acordo para pôr fim ao problema".

Ao Jornal Midiamax, a Simasul informou que a grande quantidade de fumaça se deu devido a um procedimento de segurança, que envolveu queimar grande quantidade de carvão vegetal úmido. "O carregamento ocorreu após a verificação de níveis de calor acima do normal no silo de
armazenamento de carvão, incidindo em seu resfriamento por água e alocação imediata para queima do produto no forno, conforme padrões de segurança exigidos por nossa brigada", informou a siderúrgica.

Ainda conforme nota, a empresa pediu desculpa pelo ocorrido. "Informamos que, após o evento, reforçamos os sistemas de segurança já existentes,
ressaltando que, em 15 anos de operação, ocorreram apenas dois eventos dessa natureza, de forma que pedimos sinceras desculpas pelos inconvenientes verificados".