Geral

Você viu? Confira fotos da superlua rosa registradas em Mato Grosso do Sul

Fenômeno foi observado na noite de segunda-feira (26)



Superlua Rosa foi clicada por moradores de MS - Montagem / Arquivo pessoal



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Quem olhou para o céu na noite de segunda-feira (26) observou um fenômeno raro conhecido como Superlua Rosa. O fenômeno ocorre, pois a Lua entrou no seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra.

Se você esperava ver a lua da cor rosa, se decepcionou. Na verdade, trata-se de uma Lua cheia normal e só recebeu esse nome que tem origem de tradições americanas e não se trata de algo cientifico.

Mesmo assim, muitos moradores em Mato Grosso do Sul aproveitaram para registrar o fenômeno e compartilharam os registros. "Eu esperava ver rosa, mas li a reportagem e agora entendi, muito legal, está realmente muito bonita hoje", comentou Laryssa William.

A leitora Rayane Gomes concorda: "A lua está radiante hoje, muitoo linda", postou. Confira abaixo algumas fotos da superlua rosa:

Porque superlua?

astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Julio Lobo, explica que o termo superlua se popularizou nas redes sociais, mas não é utilizado no meio cientifico. "Os astrônomos não usam a palavra superlua. Falam apenas de Lua no perigeu. Mas, principalmente com as redes sociais, esse termo viralizou. Na verdade, foi criado por astrólogos".

Quando está no perigeu, a Lua nos parece até 15% maior e 30% mais brilhante. Isso pode ocorrer em qualquer uma das fases; se coincide com a Lua cheia, temos a chamada superlua, um termo controverso.

E a cor rosa?

Aí está outo termo que é mais popular do que cientifico, a Lua cheia de abril é chamada de "rosa" por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no Hemisfério Norte. No Sul iniciamos o outono, mas as isso não quer dizer que a Lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor; é somente uma metáfora.

"Ao nascer, a Lua pode ficar amarelada, alaranjada ou até vermelha (ou rosa), depende somente das condições atmosféricas do lugar de onde olha. Não tem a ver com a época do ano", explica Araújo. "É sempre um belo espetáculo ver a Lua cheia nascendo, mas esses nomes têm origem cultural, e não astronômica”.