Política e Transparência

Calheiros: CPI vai dizer quantas vidas teriam sido salvas se Bolsonaro 'tivesse acertado'

Calheiros deve ser oficializado, segundo acordo entre senadores, como relator da CPI que vai investigar 'ações e omissões' do governo federal diante da pandemia



Renan Calheiros - Crédito: AFP



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


De acordo com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a primeira resposta a ser dada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid é quantas vidas poderiam ter sido salvas no Brasil se o governo do presidente Jair Bolsonaro 'tivesse acertado a mão'.

Calheiros deve ser oficializado, segundo acordo entre senadores, como relator da CPI que vai investigar 'ações e omissões' do governo federal diante da pandemia de coronavírus.

'A primeira resposta (a ser dada pela CPI) é se houve materialização da tese da imunização de rebanho. A CPI vai dizer se houve ação ou omissão do governo e se isso pode ter agravado as circunstâncias. Em outras palavras: se o governo tivesse acertado a mão, quantas vidas poderiam ter sido salvas no Brasil?', disse o senador em entrevista à BBC News Brasil. 

A primeira reunião da comissão está marcada para terça-feira (27), quando o senador Omar Aziz (PSD-AM) deve ser escolhido como presidente do colegiado. 

Calheiros disse que vai investigar 'se o governo se omitiu, deixou de fazer pré-contratos quando laboratórios produtores estavam ofertando, se estimulou aglomeração, se minimizou o papel da máscara'. 

'A CPI precisa cumprir o seu papel. Precisa colaborar no sentido da agilização da vacinação e caminhar no rumo da investigação para responsabilizar ou não. Se o governo tem convicção de que acertou a mão em todos os momentos, não precisa ter preocupação, nem sobressalto, e a CPI será oportunidade para que demonstre o contrário’.