Mundo

Osaka pede ao governo japonês estado de emergência por covid-19

Governador da cidade, Hirofumi Yoshimura, vai pedir o fechamento de centros comerciais, parques de diversões e grandes lojas



Osaka pede ao governo japonês estado de emergência KYODO/VIA REUTERS - 7.4.2021



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A prefeitura de Osaka, sul do Japão, pedirá nesta terça-feira (20) ao governo central a adoção de um novo estado de emergência devido ao aumento de contágios de covid-19, informaram as autoridades locais.

"Acredito que é o momento de tomar medidas enérgicas durante um curto período de tempo", afirmou o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, à imprensa.

"O fluxo de pessoas e o ritmo acelerado das variantes estão provocando ondas de contágios", advertiu Yoshimura, que pediu o fechamento de centros comerciais, parques de diversões e grandes lojas.

Yoshimura também pediu à população que recorra ao teletrabalho ao afirmar que, em caso contrário, "não poderemos frear o fluxo de pessoas" infectadas.

Atualmente, Osaka impõe o fechamento de restaurantes e bares às 20h.

Yoshimura anunciou que pediu ao ministro que supervisiona a resposta ao coronavírus, Yasutoshi Nishimura, que aplique um novo estado de emergência, pois as medidas adotadas até agora "não são suficientes".

O pedido formal de Osaka passará pelos trâmites formais durante a tarde e provavelmente será aprovado à noite.

Osaka é o segundo município mais populoso do Japão, com mais de oito milhões de habitantes.

Tóquio e outras áreas também devem adotar medidas com a esperança de evitar a crise que afeta o sistema de saúde de Osaka, onde não há mais leitos para pacientes com covid-19 em estado grave.

No início do mês, Osaka proibiu o revezamento da tocha olímpica nas ruas da cidade e organizou uma cerimônia em um parque sem espectadores.

O aumento dos contágios acontece a pouco mais de três meses do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados no ano passado devido à pandemia.

VEJA TAMBÉM