Policial

Polícia apreende motossera e multa pecuarista em R$ 9,8 mil por desmatamento

Fazenda fica há cerca de 10 km de Bonito



Motosseras não tinham licença - Foto: PMA/ Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Um pecuarista de 38 anos foi multado em R$ 9,8 mil por exploração ilegal de madeira e porte de motosserras ilegais, quando uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bonito realizou fiscalização em sua fazenda, a aproximadamente 10 km da cidade ontem (14). Ele foi autuado por armazenamento e uso de produto florestal sem autorização ambiental.

Além disso, os policiais encontraram e apreenderam 37 pranchas serradas recentemente e 33 toras (mourões), que estavam armazenadas e sendo utilizados em um mangueiro na fazenda. 

O produto florestal estava sendo utilizado sem autorização ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal) e, consequentemente, sem origem. O DOF é o documento ambiental para o transporte e armazenamento e uso de qualquer produto florestal, o que se caracteriza como crime ambiental.

A PMA não conseguiu identificar de onde foi explorada a madeira e o autuado somente afirmou ter adquirido, não informando de onde. Além da multa administrativa, o pecuarista também responderá por crime ambiental. Se condenado poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Duas motosserras que foram encontradas no local foram apreendidas, por não possuírem licença de porte e uso (LPU).