Cotidiano

Viver Bem: assistência humanizada e mais qualidade de vida aos pacientes

Programa conta com Linhas de Cuidado voltada aos beneficiários cadastrados da Unimed CG

Na próxima quarta-feira, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem a finalidade de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde. 

 

Para isso, sabemos que é preciso optar por hábitos mais saudáveis, pois assim, além de prevenir doenças, é possível diminuir os impactos de determinadas patologias no nosso organismo, e claro, garantir mais bem-estar e qualidade de vida. 

 

Nesse sentido, a Unimed Campo Grande conta com o Programa Viver Bem. Fundamentado no Modelo De Atenção Integral à Saúde, o programa oferece assistência de maneira direta e humanizada, além de orientar o paciente em todas as etapas do seu percurso na rede de serviço da cooperativa médica. 

 

“O Programa Viver Bem conta com uma equipe multidisciplinar com forte atuação na promoção da saúde, prevenção de doenças ou possíveis agravos, e que desenvolve estratégias que incentivem mudanças no estilo de vida com a adoção de hábitos saudáveis e ainda ações que motivem a responsabilização pelo autocuidado. Isso tudo com o objetivo de reduzir fatores de risco e propiciando qualidade de vida às pessoas sob o nosso cuidado”, explica Luana Paes de Brito, supervisora multidisciplinar no programa. 

 

Dentro do Viver Bem, beneficiários cadastrados, além de contar com atendimento do médico de referência e da equipe multidisciplinar, têm ainda o suporte de diversas Linhas de Cuidado, voltadas cada uma para um público específico: Obesidade, Hipertensão Arterial, Atenção ao Idoso, Diabetes e Travessia, esse último voltado para pacientes em tratamento de câncer. O acompanhamento é oferecido sem custo adicional. 

 

Cada uma dessas Linhas de Cuidado oferece dentro do seu eixo, oficinas, palestras, exercícios físicos e de estímulo à memória, além de incentivar o convívio social através de atividades em grupo. No entanto, em razão da pandemia da Covid-19, no momento, as atividades estão acontecendo via on-line. 

“Dentro do programa, os beneficiários têm a possibilidade de saber quais são seus fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, também conseguimos identificar agravos e fragilidades mediante avaliação clínica realizada pela equipe médica de referência. Somente com essas informações é que convidamos o beneficiário para participar das ações da Linha de Cuidado mais indicada para ele”, detalha Luana. 

 

Vale destacar que todos os beneficiários Unimed Campo Grande podem participar do Programa Viver Bem. Para isso, basta fazer o cadastro e passar pela avaliação da equipe multiprofissional. 

 

Para obter mais informações sobre o programa, o telefone é o 0800 515 1510.