Esportes

Em final espetacular, Hamilton supera Verstappen e vence GP do Bahrein

Piloto da Mercedes contou com estratégia da equipe para troca de pneus e travou batalha feroz com holandês da Red Bull



Hamilton superou Verstappen na abertura do Mundial de F1. (Foto: F1.com/Reprodução)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Max Verstappen dominou a pré-temporada, foi soberano nos treinos livres e conquistou a pole position para o GP do Bahrein. Mas quem venceu a primeira corrida de 2021 da Fórmula 1 foi o piloto que está mais acostumado a ficar no topo: Lewis Hamilton.

Os dois travaram um duelo sensacional no final da corrida no circuito de Sakhir, de modo que o holandês chegou a assumir a dianteira faltando 3 voltas para o fim, mas viu o heptacampeão mundial reassumir a dianteira e cruzar a linha de chegada em primeiro. Valtteri Bottas chegou em terceiro e completou o pódio.

Na volta 53, Verstappen fez uma ultrapassagem notável em cima de Hamilton, mas usou o limite de pista da curva 4 e, como levou vantagem, decidiu devolver a posição, retornando para o segundo lugar. Nos giros seguintes, o atual campeão conseguiu segurar as investidas do arrojado adversário e manteve a

 

De quebra, acostumado a pulverizar recordes, o britânico alcançou mais uma marca expressiva em sua carreira. Ele se tornou o piloto com mais voltas na liderança da Fórmula 1 ao alcançar 5.112 na volta 43 e superar as 5.111 do lendário Michael Schumacher.

“Max estava em cima de mim no final, foi uma das corridas mais difíceis que já fiz, então estou muito grato por isso”, celebrou Hamilton, que classificou a prova como uma das mais espetaculares de que já fez parte. “Perdi alguns anos da minha vida hoje”, brincou ele, em entrevista à Band.

O holandês da Red Bull não ficou com a vitória, mas reforçou que Hamilton, agora, tem um rival que pode derrubar seu reinado neste ano depois de seis títulos nos últimos sete anos. Nesta temporada, o britânico tenta ultrapassar Michael Schumacher no número de troféus e se tornar o maior vencedor da história da categoria.

Hamilton começou a vencer a corrida na volta 40 a partir da estratégia da Mercedes. Verstappen, que iniciou a prova com compostos médios, parou pela segunda vez para colocar pneus duros, e voltou em segundo, a 8s do rival, que, àquela altura, já fizera suas duas paradas. O holandês assumiu a ponta, mas teve que devolvê-la ao levar vantagem na área externa e, no duelo espetacular entre os dois, o heptacampeão levou a melhor.

 

Bottas fez uma corrida não mais do que segura e terminou em terceiro, faturando um ponto a mais pela volta mais rápida. Atrás do finlandês apareceu o jovem britânico Lando Norris, da McLaren. O mexicano Sérgio Perez, parceiro de Verstappen na Red Bull, completou o percurso em quinto, à frente do monegasco Charles Leclerc, que levou a Ferrari ao sexto lugar no primeiro GP do ano.

Estreante na McLaren, o australiano Daniel Ricciardo foi o sétimo, seguido por Carlos Sainz Jr., novo companheiro de Leclerc na Ferrari. O japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri teve uma ótima performance no circuito barenita e fechou em nono, somando pontos logo em sua primeira corrida na principal categoria do automobilismo mundial. O canadense Lance Stroll, da Aston Martin, completou o top 10.

O tetracampeão Sebastian Vettel decepcionou em sua primeira prova na Aston Martin. O alemão largou em último no grid por conta de uma punição no treino classificatório e foi apenas o 15º colocado. Filho de Michael Schumacher, Mick, da Haas, cruzou a linha de chegada em 16º, na última posição.

Abandonaram a disputa o espanhol Fernando Alonso, de volta à categoria após dois anos, por conta de problemas em seu carro, os franceses Nicholas Latifi e Pierre Gasly e o russo Nikita Mazepin. O piloto perdeu controle de sua Haas e bateu na barreira de pneus logo no início.

Depois da abertura da temporada, a Fórmula 1 retorna daqui a três semanas, para o GP da Emília-Romanha, a segunda de 23 provas previstas no calendário de 2021, o mais extenso da história da categoria.

Veja a classificação do GP do Bahrein:

  • 1º) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), em 1h32min03s897
  • 2º) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 0s745
  • 3°) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 37s383
  • 4º) Lando Norris (GBR/McLaren), a 46s466
  • 5º) Sergio Perez (MEX/Red Bull), a 52s047
  • 6º) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 59s090
  • 7º) Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 66s004
  • 8º) Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 67s100
  • 9º) Yuki Tsunoda (JAP/Alphatauri), a 85s692
  • 10º) Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 86s713
  • 11º) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 88s864
  • 12°) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta
  • 13º) Esteban Ocon (FRA/Alpine), a uma volta
  • 14º) George Russell (GBR/Williams), a uma volta
  • 15º) Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a uma volta
  • 16º) Mick Schumacher (ALE/Haas), a uma volta

Abandonaram a prova:

  • Fernando Alonso (ESP/Alpine)
  • Nikita Mazepin (RUS/Haas)
  • Pierre Gasly (FRA/Alphatauri)
  • Nicholas Latifi (CAN/Williams)