Itaporã

Em Itaporã, relatório da saúde mostra excelência no atendimento em 2018

A Gerência de Saúde de Itaporã enviou ao prefeito Marcos Pacco, um relatório de atividades do setor, com diversos procedimentos realizados no ano de 2018.



Em Itaporã, relatório da saúde mostra excelência no atendimento em 2018



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Gerência de Saúde de Itaporã enviou ao prefeito Marcos Pacco, um relatório de atividades do setor, com diversos procedimentos realizados no ano de 2018.
 
No relatório é destacado o quantitativo de exames realizados gratuitamente no laboratório municipal, consultas médicas realizadas nos ESFs da sede e dos distritos, imunizações, atendimento odontológico, atendimento na farmacinha municipal e o quantitativo de viagens com pacientes realizadas dentro e fora do estado dentre outros. Neste período, foram realizadas 34.765 consultas, nos ESFs e 37.666 no Hospital Municipal, totalizando 72.431 consultas.  Foram registrados 783 internamentos compreendidos entre, clínico, pediátricas, obstétricas, e cirúrgicas.
 
A estatística apresenta ainda procedimentos como: 5.607 Raio X, 971 eletros cardiogramas e 3068 Ultrassons. Finalizando o relatório 293 cirurgias de pequena complexidade e 180 cesarianas e 32 partos normais. Foram registrados 34.480 exames realizados no laboratório municipal e 30.088 pacientes foram atendidos na farmácia municipal. Dentro e fora do estado foram realizadas 572 viagens com 3.205 pacientes transportados.
 
O gerente de saúde Dogmar Petek, ressalta principalmente a importância da manutenção do Hospital Municipal, haja vista que algumas cidades da região fecharam suas unidades, dado a falta de recursos para manter o alto custo de um hospital com atenção básica. 
 
Itaporã é um município voltado para atenção básica, e que mesmo diante de inúmeras dificuldades, a população precisa ficar informada das significativas melhorias conquistadas no ano de 2018, sobretudo, acreditando que com esforço e muito trabalho ainda há muito que ser melhorado em 2019 e nos anos subsequentes. Vale lembrar que o município tem que investir 15% na saúde conforme determina a lei, e em Itaporã, a atual gestão vem investindo 29% da receita liquida.
 
Walter Ramos/Assecom