Esportes

Em quatro jogos, Flamengo já tem quase o triplo de finalizações certas do Botafogo no Carioca

Rubro-Negro tem o melhor ataque do Carioca com sete gols marcados, e Alvinegro, a melhor defesa, com um gol sofrido. Flamengo já fez 32 finalizações certas, e o Botafogo, 12



Rodrigo Muniz, artilheiro do Flamengo e do Carioca com quatro gols, comemora contra o Macaé — Foto: André Durão



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


As primeiras quatro rodadas escancararam as diferenças que Botafogo e Flamengo trouxeram para o Campeonato Carioca logo após disputarem o Campeonato Brasileiro de extremos, em que o Rubro-Negro foi campeão, e o Alvinegro acabou rebaixado. As duas equipe disputam o clássico nesta quarta, às 21h35, no estádio Nilton Santos, e nos quatro jogos anteriores, o Flamengo já marcou 75% mais gols que o Botafogo (7 a 4) e conseguiu quase o triplo de finalizações certas (32 a 12).

A diferença de desempenho é constatada apesar de o Flamengo ter usado no Carioca apenas quatro jogadores que foram titulares em pelo menos dez jogos do Brasileirão (o goleiro Hugo Souza, os zagueiros Léo Pereira e Natan (este negociado com o Bragantino) e o atacante Pedro), enquanto o Botafogo já usou no Estadual sete atletas que foram titulares em ao menos dez partidas no Nacional 2020 (os zagueiros David Sousa, Kanu e Marcelo Benevenuto, o lateral Kevin, o volante José Welison, o meia Bruno Nazário, que deixou o clube, e o atacante Mateus Babi).

No total, o Flamengo tem 79 finalizações na competição, com um gol marcado a cada 11,3 tentativas. Tem o melhor ataque da competição, com sete gols marcados. O Botafogo tem o terceiro melhor ataque, com quatro gols conquistados em 54 conclusões, aproveitamento de um gol a cada a cada 13,5 tentativas. Para cada duas finalizações certas que o Botafogo consegue no Carioca, o Flamengo faz cinco.

Artilheiro do Botafogo no Estadual com dois gols, Matheus Babi comemora contra o Resende — Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Artilheiro do Botafogo no Estadual com dois gols, Matheus Babi comemora contra o Resende — Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma dificuldade que o time do Botafogo vem enfrentando é a quantidade de faltas recebidas, que dificultam a criação ofensiva. Foram 80 faltas em botafoguenses, terceira maior marca entre os 12 times que disputam o Carioca, enquanto os jogadores do Flamengo sofreram 60, terceira menor marca. Outra questão que ajuda a campanha do Rubro-Negro, segundo colocado na classificação com nove pontos, um a menos que o líder Volta Redonda, é que a equipe está muito mais combativa: o Flamengo é o segundo time que mais desarmou no Carioca (86 vezes), atrás apenas do Volta Redonda (93) enquanto o Botafogo é apenas o quinto no quesito (67), atrás de Portuguesa e Macaé. Em faltas cometidas, os adversários desta quarta-feira estão muito mais próximos: o Flamengo fez 76, e o Botafogo, 73, na quinta e sexta colocações. Ainda assim, o Botafogo está com a melhor defesa do Estadual, com apenas um gol sofrido, enquanto o Flamengo tem a segunda defesa menos vazada, com dois gols sofridos.

 

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Carvalho, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.