Esportes

Após adiamentos, FFMS realiza Sub-17 no momento mais crítico da covid

Competição prevê jogos em três cidades e viagens de ônibus com os adolescentes pelo Estado



Imagem de duelo nas Moreninhas no fim de 2020, entre Grêmio Santo Antônio e River do Piauí (Foto: Arquivo/Nyelder Rodrigues)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Bom senso. Um dos conceitos mais exigidos nesse momento de covid-1 passou longe do departamento de competições da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). Após vários adiamentos, um deles inclusive por motivo burocrático e alheio à pandemia, a entidade resolveu retomar o torneio de base em momento crítico.

Na semana passada, o Governo do Estado publicou decreto modificando o toque de recolher para às 20h em todo o Mato Grosso do Sul, além de limitar o horário de funcionamento de atividades não essenciais para às 16h aos sábados e domingos.

O decreto, iniciado neste domingo (14), é válido inicialmente por 14 dias, ou seja, vence no próximo dia 27. O motivo de tal medida foi o alto índice de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Estado.

Apesar disso, a FFMS decidiu marcar a competição para ocorrer justamente nesse período mais crítico e em que se há cuidados redobrados para conter a doença. A prática do futebol não foi proibida pelo decreto, desde de que ocorra sem torcida.

Ainda assim, a mesma já foi condenada pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), afirmando que "o momento não é de jogar bola" e que "até minha neta de 4 anos sabe". As ligas amadoras de Campo Grande anunciou que suas atividades ficarão suspensas durante todo o período de vigência do decreto.

Viagens - Com quatro times, o Estadual Sub-17 começa na próxima quinta-feira (18) com dois duelos em Campo Grande, no Estádio das Moreninhas - local com espaço reduzido e que vai abrigar duas partidas seguidas, o que pode geral aglomeração de atletas.

Os duelos estão previstos para começar às 13h, entre Náutico e Seduc, e às 15h, entre Grêmio Santo Antônio e Serc. Já no fim de semana, a Seduc recebe em Aquidauana às 15h de sábado (20) o Náutico, enquanto no domingo (21) está previsto a partida entre Serc e Grêmio Santo Antônio para às 9h, em Chapadão do Sul.

Como a competição é disputada em formato mata-mata, a última e derradeira rodada pode contar com mais viagens, dependendo de quem se classificar. A primeira final está prevista para às 15h do dia 24, enquanto o segundo jogo deve acontecer no primeiro domingo (28) pós o atual período delimitado pelo decreto, também às 15h.

Todas as datas constam na tabela oficial do torneio, divulgado no site oficial da FFMS. Contudo, não há mais informações publicadas no local, explicando por exemplo o porquê da data inicial prevista para ocorrer o torneio ter sido adiada.

O que constava em fevereiro era a realização do Sub-17 apenas com Grêmio Santo Antônio, Seduc de Anastácio e Operário - este último se retirou da disputa. Todo o torneio deveria ocorrerem um fim de semana, nos dias 19, 20 e 21.

A reportagem tentou falar com a FFMS pelo telefone que consta no site oficial da FFMS, porém, até o fechamento do texto não conseguiu êxito no contato. O espaço permanece aberto para qualquer resposta da entidade. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS