Esportes

Hernane Brocador vive despedida silenciosa no Sport e deve deixar clube após três temporadas

Centroavante treina separado e busca espaço após ser pouco utilizado por Jair Ventura; possibilidade é de que clube efetive renovação prevista em cláusula para emprestá-lo a outra equipe



Hernane Brocador marca pelo Sport contra o Fluminense — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Hernane Brocador vestiu a camisa do Sport pela última vez no dia 28 de fevereiro de 2021. Era uma noite de domingo e o camisa 9 acompanhou o empate com o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste, sentado no banco de reservas da Ilha do Retiro.

Ali, escrevia uma história de despedida silenciosa, moldada pela mesma tônica vivida pela torcida nos últimos 12 meses: à distância. Após três temporadas consecutivas e duas artilharias da equipe - em 2019 e 2020 -, o centroavante está prestes a deixar o Rubro-negro.

O último contrato registrado de Hernane tinha validade até o fim de fevereiro, mas com cláusula de renovação no acordo. O centroavante vem treinando em separado no CT do Leão e aguarda pelo empresário, Paulo Pitombeira, para resolver a situação junto à diretoria.

Nos últimos dias, no entanto, a ideia que se desenha nos bastidores é para que ele siga outro caminho em 2021. Até porque não vem sendo aproveitado pelo técnico Jair Ventura, e quer voltar a jogar. Atualmente, uma possibilidade é de que o clube efetive a renovação para emprestá-lo a outra equipe.

Oficialmente, empresário e atleta só pretendem se manifestar sobre a situação quando houver um desfecho. O presidente licenciado do Sport, Milton Bivar, não atendeu às ligações. Nos bastidores, porém, é certo que os caminhos do centroavante não se cruzam com o do Leão.

Aos 34 anos, Hernane tem um retrospecto de peso, não só ao longo da carreira, como também no Sport. Ele chegou ao clube em agosto de 2018, virou artilheiro da equipe em 2019 e iniciou a última temporada como um dos principais nomes do elenco. Tanto que a diretoria fez questão de mantê-lo. Mas a história não se desenhou como esperado.

O centroavante começou 2020 como titular, mas muito criticado pela falta de eficiência. Pouco depois, ainda em junho, o próprio atleta mostrava sinais de insatisfação - quando disse ter conversado com o presidente para deixar claro que pretendia sair em caso de oferta vantajosa de outra equipe.

Naquela época, Hernane disse que havia se predisposto a reduzir o salário para disputar a Série B em 2019 e repactuar dívidas antigas para 2020, mas não vinha recebendo em dia. Apesar disso, ele permaneceu e terminou barrado do time titular no início da Série A.

Brocador esperou nove partidas até conquistar uma oportunidade na equipe principal durante o Brasileirão, permanecendo como titular por sete rodadas, antes de voltar ao banco de reservas - em outubro. Ele só voltou a iniciar uma partida três meses depois, no empate com o Bragantino, pela 36ª rodada da Série A, mas acabou isolado no ataque. Durante esse período, o centroavante chegou a ser barrado até mesmo da relação, por opção técnica.

Apesar disso, Hernane ainda levou a artilharia da equipe em 2020 ao marcar sete gols - assim como Elton, Leandro Barcia, Marquinhos e Iago Maidana. O centroavante também havia se tornado o goleador do Leão em 2019, ao balançar as redes 23 vezes.

Em quase três anos seguidos na Ilha do Retiro, ele tem 32 gols marcados em 99 partidas - média de 0,32 por confronto. Antes disso, Brocador também passou pelo clube em 2015, anotando quatro vezes em 17 jogos.