Policial

Fazendeiro é indiciado em MS após ser flagrado com criação ilegal de javalis; espécie foi declarada nociva

Ao chegar no local, equipe da PMA e Iagro verificaram que animais estavam em um chiqueiro. Proprietário recebeu multa de R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental. Javalis devem ser abatidos pela Iagro.



Polícia indiciou fazendeiro por crime ambiental ao criar javalis ilegalmente — Foto: PMA/Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Um fazendeiro de 41 anos foi indiciado por crime ambiental após a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrar a criação ilegal de javalis. Acompanhada de técnicos da Agência Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), a equipe foi o local, que fica a 20 km de Bela Vista, na região sudoeste do estado, nessa quarta-feira (10).

Conforme a PMA, houve a fiscalização durante a tarde e os policiais localizaram um chiqueiro com a criação dos animais. O proprietário também recebeu multa de R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

"O javali é decretado como nocivo e não pode ser transportado. E a instrução normativa não trata da questão sanitária. E quem faz a caça, não pode transportar, apenas abater e consumir no local. Este animal pode inclusive transmitir doenças e também destruir plantações, principalmente quando se juntam. Acredito que devem ser abatidos no local pela Iagro", explicou ao G1 o tenente-coronel da PMA, Ednilson Queiroz.

A Instrução Normativa nº 3, de 31 de janeiro de 2013, que permite o controle (abate) do javali, desde sua publicação, suspendeu a instalação, registro e funcionamento de qualquer modalidade de criação de javalis no Brasil por tempo indeterminado.

Animais devem ser abatidos no local pela Iagro, diz PMA — Foto: PMA/Divulgação

Animais devem ser abatidos no local pela Iagro, diz PMA — Foto: PMA/Divulgação