Mundo

Pandemia está longe de acabar, mas museus já têm acervo sobre a Covid-19

Os objetos relembram as maneiras pelas quais a pandemia de coronavírus afetou e continua afetando a vida americana



Máscaras contra Covid-19 exibidas em museu no Canadá (Foto: Divulgação/Royal Ontario Museum)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A pandemia de Covid-19 está longe de acabar e já está em museus. Artigos relacionados à crise mundial estão sendo recolhidos e exibidos em museus nos EUA e em outros países, como o Canadá. Como o HistoryMiami Museum, no centro de Miami (Flórida, EUA), um dos estados mais afetados pela disseminação do coronavírus. Lá, estão expostos um diário virtual de lição de casa de um aluno da primeira série com links do Zoom, um chapéu de formatura de escola secundária marcado "Eu sobrevivi à quarentena e à graduação", e um terno preto do personagem Morte que um advogado usou nas praias no ano passado para alertar os visitantes sobre o vírus mortal. Recentemente, o museu adicionou dois frascos de vacina vazios da Pfizer. Os objetos relembram as maneiras pelas quais a pandemia de coronavírus afetou e continua afetando a vida americana.

 

Embora muitas pessoas prefiram esquecer tudo isso, a exibição de objetos relacionados à Covid-19 no HistoryMiami está atraindo um bom fluxo de visitantes, mascarados e separados por 2 metros, contou reportagem do "Wall Street Journal".

 

 

Objetos relacionados à pandemia de Covid-19, em museu na Flórida
Objetos relacionados à pandemia de Covid-19, em museu na Flórida Foto: Divulgação/HistoryMiami Museum

 

"Onde mais você verá isso em 10, 15 anos, quando todos eles tiverem sumido?", disse Jorge Zamanillo, o diretor executivo do museu.

 

Outros curadores de museus nos EUA e no exterior começaram a reunir objetos semelhantes para dar às gerações futuras uma visão sobre como as pessoas lidaram com a Covid-19. O Royal Ontario Museum, em Toronto (Canadá), está exibindo uma grande coleção de máscaras variadas.

 

O Museu Nacional de História Americana, em Washington, DC, não coletou objetos da pandemia de gripe de 1918 porque, há um século, muitos diretores de museus não davam muito valor aos objetos do dia a dia, disse Alexandra Lord, uma das curadoras. Além disso, ela ressaltou:

 

"As pessoas queriam esquecer aquilo."

 

Esse foi um erro que a instituição não repetirá, disse ela. Ainda não coletou nada - seus escritórios estão fechados há um ano - mas os curadores estão pedindo às pessoas que mantenham as coisas relacionadas à pandemia. Anthony Fauci, consultor médico chefe da Casa Branca sobre Covid-19, doou seu modelo 3-D pessoal do vírus esta semana.

 

 

Brincos com tema papel higiênico, um dos símbolos da pandemia, expostos no Novo México

 

Brincos com tema papel higiênico, um dos símbolos da pandemia, expostos no Novo México Foto: Divulgação/Albuquerque Museum

Museus encontraram vários itens do cotidiano associados à crise, como a carta do treinador de uma liga júnior de hóquei informando à sua equipe que a temporada foi cancelada e um par de brincos com rolos de papel higiênico, exposto em Albuquerque (Novo México, EUA), um cheio e outro vazio. O papel higiênico se tornou um dos grandes símbolos da pandemia, após desaparecerem das prateleiras de supermercados por ávidos consumidores que decidiram estocar o produto.