Policial

Garras terá centro de treinamento para tropa de elite atuar em operações especiais de MS

Também foi construída torre de rapel com 12 metros de altura para treinamento de policiais



26 policiais do Garras serão treinados para entradas táticas e operações especiais | Imagem: Dayene Paz



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com 30 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) inaugurou, nesta sexta-feira (05), um Centro de Treinamento referência no Brasil. A unidade é pequena, mas conta, de acordo com o delegado titular do Garras, Fábio Peró, com diversas configurações. “Ou seja, o ambiente não será o mesmo e o policial irá atuar em diferentes modelos”, explica Peró.

O Centro de Treinamento foi construído na sede da delegacia especializada em Campo Grande e, conforme o delegado titular, seis estados já solicitaram a construção de centros de treinamento. “Além de treinarem para entradas táticas, com uso de armas de air-soft, mais perto da realidade, também há o condicionamento físico e controle de fobias”.

Isso porque, há também uma torre de rapel de 12 metros de altura. A torre é uma das maiores do Centro-Oeste, para desenvolvimento de técnicas de escalada e rapel. “Isso facilita no treinamento de procedimentos e técnicas, por exemplo, na entrada de apartamentos”, afirma Peró.

O delegado cita que o treinamento contínuo dos policiais reflete em um bom desempenho durante as ações. “Exemplo é o caso do Zé de Lessa, fundador e líder da facção criminosa BDM (Bonde do Maluco), e a última ação na fronteira, quando houve troca de tiros entre os nossos policiais e membros do PCC. Os policiais mantiveram a calma e usaram as técnicas aprendidas durante os treinamentos”, explica.

O Centro de Treinamento teve investimento do Governo do Estado e parceiros. A unidade também estará disponível para outras delegacias. “Já estiveram aqui, policiais rodoviários federais, federais, militares e também de outras delegacias especializadas”, revela o delegado Fábio Peró.

Durante a inauguração nesta manhã, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, destacou a importância do Garras. “Isso mostra o quando o grupo evoluiu e o quanto a segurança pública está lotada com os melhores, entre servidores e equipamentos. Um nível de excelência para se tornar referência no Brasil”, destaca.

O secretário também aproveitou para falar das ações da polícia na fronteira e na divisa de Mato Grosso do Sul com outros estados, muito mais depois da Operação Hórus, iniciada em 2019, que uniu todas as forças policiais.

Videira revela que somente em 2020 foram apreendidas 750 toneladas de drogas durante a Operação Hórus. Janeiro e ferreiro deste ano já superam as apreensões no mesmo período de 2020, somando 104 toneladas de drogas, enquanto no ano passado foram apreendidas 33 toneladas.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, também esteve presente na solenidade de inauguração e destacou a parceria da prefeitura da Capital com a segurança pública. “Não é só o crime que é organizado, a nossa polícia também se organizou e está de parabéns”, finalizou.